GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como viver no espaço

Como seria sua estadia em um hotel espacial

 (Ed. 244/Superinteressante)

O basicão

Acostume-se a ficar amarrado em quase todas as situações. Número 1 e número 2 são feitos em uma privada que se parece muito com a que usamos aqui na Terra. A diferença é que ela tem um tipo de aspirador que puxa toda a sujeira para baixo.

 

 (Ed. 244/Superinteressante)

Respiração

Como a quantidade de ar no espaço é limitada, economize. Isso não quer dizer pare de respirar. É que o ar deve ser reciclado toda vez que um medidor encontrar um nível alto de gás carbônico, ou pior, de outros gases.

 

 (Ed. 244/Superinteressante)

Repouso

Você verá o Sol nascer a cada 90 minutos. Portanto, é melhor arranjar um tapa-olhos potente. Quem se mexe demais ao dormir vai ter problemas. É que faixas de segurança prenderão você à cama, para não sair voando.

Alimentação

Esqueça o microondas, toda comida deve ser reidratada antes de ser servida. Tirar a água do alimento o faz durar mais. Viciados em pão devem arrumar um substituto. É que as migalhas da massa podem entrar no orifício de uma das máquinas da estação.

 

 (Ed. 244/Superinteressante)

Locomoção

Ficar voando por aí pode ser divertido, mas também enjoativo e nada prático. Para você ir de um lugar a outro, as paredes e as extremidades das roupas possuirão um tecido parecido com o velcro.

 

 (Ed. 244/Superinteressante)

Exercícios físicos

A falta de gravidade faz com que você use poucos músculos do seu corpo, chegando até a atrofiá-los. Para não correr o risco, aparelhos bem diferentes dos da academia ajudam a manter a forma. Mas, é claro, existem outras opções…

 

 (Ed. 244/Superinteressante)

Higiene

Depois das necessidades básicas, a sujeira coletada passa por um processo de reciclagem, como a do ar. A água é separada e filtrada e volta para você encarar um banho. Entre no seu casulo e fique caçando as bolhas flutuantes de sabão e água.

 

 (Ed. 244/Superinteressante)

Lixo

Todo o lixo – de embalagens para comida a roupas sujas – deve ser colocado em uma prensa que achata tudo e manda as coisas de volta para o planeta. Até que não é tão ruim ficar sem lavar louça, né?