Computador mantém carro japonês firme na curva
Montadora japonesa desenvolveu um equipamento computadorizado que permite ao carro com tração das quatro rodas adaptar-se ao solo.
Os carros com tração nas quatro rodas sempre carregaram a fama de serem “amarrados” devido à resistência exercida pelo mecanismo em todas as rodas. Para acabar com esse estigma, os engenheiros japoneses da Subaru criaram um sistema revolucionário de transmissão de torque para seu novo modelo SVX (já à venda no Brasil). Um computador regula, a cada instante, a porcentagem da força impressa às rodas, ao contrário dos sistemas fixos.
Assim, numa reta, apenas 35% da potência é transmitida às rodas da frente, ficando 65% no eixo traseiro, o que toma o carro tão ágil quanto um modelo esporte. Ao menor sinal de derrapagem, no entanto, o computador determina uma nova configuração, conferindo mais força às rodas que estiverem perdendo a aderência. Isso melhora muito o desempenho nas pistas escorregadias e sobretudo nas curvas fechadas, onde os carros comuns de tração traseira tendem a girar, enquanto os de tração dianteira costumam sair de frente.