Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Dias em que a Terra pára

Segundo cálculos efetuados pela primeira vez nos EUA, a energia liberada pelos terremotos muda a rotação da Terra, acelerando ou diminuindo o dia em milionésimos de segundo.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 30 nov 1990, 22h00

Resultado de terríveis descargas de energia subterrânea, os terremotos não espalham a destruição apenas na superfície do planeta. Podem atingir a própria Terra, segundo cálculos efetuados pela primeira vez nos Estados Unidos. A energia liberada pelo grande sismo que, em 1989, devastou as Ilhas Macárias, no Pacífico, efetivamente acelerou a rotação do planeta. O pulo foi ínfimo: a duração do dia diminuiu 0,06 milionésimos de segundo. Do ponto de vista da geologia, porém, em que os menores fenômenos podem acumular-se por milhares de ano, trata-se de um fato relevante. É o que o pensam os pesquisadores Martin Gross e Fong Chão, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, autores das contas. Eles estimaram também os efeitos do terremoto do Alasca, de 1964, que, em vez de acelerar, retardou o movimento da Terra e fez a duração do dia aumentar 7 milionésimos de segundo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.