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Este trem a hidrogênio pode causar uma revolução sobre trilhos

Novo trem é 100% abastecido pelo elemento mais leve e abundante do mundo, e não polui o meio ambiente

Por Vanessa Barbosa, de Exame.com
4 nov 2016, 11h56
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  • Das antigas locomotivas a vapor aos atuais trem-bala e de levitação magnética, as inovações tecnológicas sobre trilhos não dão trégua na busca por maior eficiência, e até o meio ambiente está ganhando com isso.

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    A Alemanha apresentou recentemente ao mundo o primeiro trem de passageiros totalmente movido por hidrogênio para viagens de longa distância.

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    Desenvolvido ao longo de dois anos pelo grupo industrial francês Alstom, o trem chamado de Coradia iLint promete ser uma alternativa aos poluentes trens a diesel em circulação na Europa – só na Alemanha, são mais de 4.000 carros.

    LEIA: Por que o transporte ferroviário é tão precário no Brasil?

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    Ele é equipado com baterias de íons de lítio alimentadas pela energia gerada da reação entre o hidrogênio, armazenado em células de combustível localizadas sobre o trem, e oxigênio.

    A tecnologia garante emissão zero de poluentes, gerando apenas vapor de água condensada durante o processo.

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    Quando entrar em operação, em dezembro de 2017, o trem realizará viagens regionais mais silenciosas – os únicos sons vêm do atrito das rodas com o trilho e da resistência do ar – e sem prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas.

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    A nova tecnologia foi apresentada durante a Inno Trans, maior feira da indústria ferroviária, e começará a ser testada no fim deste ano. Segundo o jornal The Independent, o sistema já despertou interesse de outros países, como Holanda, Dinamarca e Noruega.

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    Longe dos trilhos, no mundo dos quatro-rodas, os sistemas de geração de energia a partir do hidrogênio também ganham fôlego. No começo deste ano, a montadora Honda lançou seu primeiro modelo movido por células de combustível de hidrogênio produzido em série, o Honda Clarity, que rivaliza com o também nipônico Toyota Mirai.

     

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    Este conteúdo foi originalmente publicado em Exame.com

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