GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Facebook lança botão de contexto para combater fake news no Brasil

Veja como funciona e como usar o novo recurso, que já está no ar

Na última quarta (10), o Facebook anunciou no Brasil o lançamento de um novo recurso: trata-se do botão contexto, que irá acompanhar links compartilhados na plataforma, em uma tentativa de combater a disseminação de notícias falsas.

O uso é simples e intuitivo: em cada post, haverá um pequeno botão com o ícone “i”. Ao clicar nele, o usuário verá informações sobre o veículo de onde aquela notícia saiu.

Veja o passo a passo da nova funcionalidade, de acordo com o vídeo de apresentação do próprio Facebook:

O novo botão contexto, localizado na parte inferior direita dos links

O novo botão contexto, localizado na parte inferior direita dos links (Facebook/Divulgação)

Será possível ver um resumo daquela página, com informações relevantes para se confiar (ou não) nela. Haverá ainda como optar por seguir o veículo

Será possível ver um resumo daquela página, com informações relevantes para se confiar (ou não) nela. Haverá ainda como optar por seguir o veículo (Facebook/Divulgação)

Além disso, o Facebook mostrará os últimos artigos publicados pela página, e os locais e quais dos seus amigos compartilharam o link em questão

Além disso, o Facebook mostrará os últimos artigos publicados pela página, e os locais e quais dos seus amigos compartilharam o link em questão (Facebook/Divulgação)

Veja também

A ferramenta é parte do esforço do Facebook que, desde 2016, vem enfrentando críticas em relação ao compartilhamento de fake news em sua plataforma. Em 2017, o escândalo envolvendo a empresa Cambridge Analytica e o vazamento de dados que pode ter influenciado as últimas eleições dos EUA colocaram a empresa de Mark Zuckerberg sob pressão.

O botão contexto já estava em fase de testes desde o ano passado nos EUA. Agora, o recurso se expandiu para a América Latina: além do Brasil, Argentina, Colômbia e México passam a contar com o botão, segundo comunicado oficial da empresa.

Enquanto não criam algo para barrar as correntes mentirosas que você provavelmente já viu no grupo da família do Whatsapp, resta saber qual será o impacto do novo botão nas próximas semanas antes do segundo turno das eleições presidenciais por aqui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s