Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Google cria ferramenta “anti-troll” e libera uso no mundo todo

Inteligência artificial é capaz de identificar insultos, xingamentos e outros conteúdos abusivos em comentários de internet

Por Guilherme Eler
Atualizado em 2 mar 2017, 18h12 - Publicado em 2 mar 2017, 16h07

A guerra aos comentaristas de portais ganhou um importante aliado. A ferramenta Perspective é uma iniciativa do Google para limitar a atuação dos “trolls” na internet, por meio da identificação de linguagem abusiva on-line. Em desenvolvimento desde setembro do ano passado, seu código está disponível agora para o mundo todo.

A ferramenta foi “treinada” usando milhares de exemplos de conteúdo produzido por usuários, como discussões editoriais da Wikipédia e milhões de comentários do jornal The New York Times. A ideia é criar um banco de dados que ensine a inteligência artificial da Perspective a identificar insultos, xingamentos, assédios ou outras formas de conteúdo abusivo.

Existe até um site de demonstração, onde é possível submeter qualquer frase à análise da Perspective. O resultado reflete o nível de “toxicidade” do comentário, a partir de uma escala que vai de 0 a 100%. A frase “Você é estúpido”, em inglês, por exemplo, é avaliada como tóxica por 96% dos registros encontrados pela Perspective – um bom indicador de que o comentarista está tentando ser ofensivo.

No entanto, testes apontam para alguns problemas que comprometem a eficácia da ferramenta. O aproveitamento é razoável somente para frase redigidas em inglês – xingamentos em línguas como português e espanhol ainda são classificados como bem menos tóxicos. “Idiota”, em português, só chega a 34% de toxicidade. Além disso, qualquer alteração mínima da ordem das letras nas palavras, compromete sua identificação como xingamento. A utilização de expressões pejorativas menos populares ou tiradas de contexto também alteram drasticamente o resultado, sinalizando o estágio inicial de desenvolvimento da ferramenta.

Uma das possibilidades futuras da Perspective é sua utilização em portais de notícias, ou fóruns, melhorando as discussões nesses ambientes. Apesar de já existirem ferramentas que dificultam o uso de linguagem inapropriada, como formulários para denúncia de conteúdos e usuários, a classificação serviria para automatizar essa mediação. Os usuários poderiam ter um feedback simultâneo, no momento em que escrevem o comentário, contribuindo para a otimização do próprio conteúdo. Veículos jornalísticas como os britânicos The Guardian e The Economist contribuíram para o projeto, e já indicaram que têm interesse em implementar a tecnologia.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.