GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Investigue seu GPS

Dicas de como aproveitar o que o GPS tem para oferecer.

Saiba onde estacionou – Fácil

Assim que parar o carro em um estacionamento aberto, marque o local como um waypoint e dê um nome tipo “carro”. Leve o GPS com você e, na volta, selecione o waypoint “carro” e a opção “go to”. Uma setinha indicará onde está o carango – é só segui-la.

Vigie o carro – Médio

Vai viajar e quer saber se alguém usou o seu carro? Deixe o GPS no carango e, quando voltar, baixe as informações para o computador. Dá para saber exatamente quando e por onde o seu carro andou. Pode ser uma ferramenta diabólica nas mãos de pessoas controladoras.

Use quando estiver a pé – Fácil

Boa parte dos GPS tem um “modo pedestre”, que ignora a mão das ruas e não dá orientação por voz. Funciona bem para passeios a pé, e dá para fazer trajetos longos – a bateria dos aparelhos dura de 2 a 4 horas.

Planeje seu roteiro – Fácil

O programa gratuito Trackmaker (tinyurl.com/639spa) permite que você faça a trilha que quiser em um mapa no computador – marcando os pontos de interesse, como postos de abastecimento e restaurantes – e mande para o seu aparelho GPS. O software esperto calcula até o tempo estimado de chegada ao destino.

Descubra onde tirou fotos – Expert

Antes de sair para uma aventura ao ar livre, sincronize o relógio da câmera com o do GPS que você vai levar. Depois de descarregar as fotos e as informações do GPS para o computador, use o programa gratuito Geosetter (tinyurl.com/67vs6z) – ele mostra onde você tirou as fotos no Google Earth.

Atualize seus mapas – Médio

Pagando

Os softwares de navegação têm atualizações periódicas. Descubra no site do fabri-cante do seu aparelho qual baixar. Os preços variam de R$ 49 a R$ 299. Normalmente é preciso instalar a atualização no computador e passar o conteúdo para o GPS via USB.

De graça

Os GPS da marca Garmin, popular entre aventureiros, não têm mapas muito atualizados do Brasil. Para remediar isso, um grupo de usuários criou o Projeto Tracksource, gratuito. Baixe-o em tinyurl.com/5ozqzm.

Localize os radares – Expert

A título de curiosidade, é claro. Quando passar perto de um radar, marque as coordenadas dele em “favoritos”. Escolha as opções “aviso sonoro” e “avisar com 100 metros de antecedência”.