Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Menor motor do mundo poderá entrar em células vivas

Por Atualizado em 31 out 2016, 19h03 - Publicado em 3 Maio 2016, 15h28

Para se ter ideia de como esse motor é pequeno, basta pensar em uma formiga. Agora, divida o corpo da formiga em um milhão de partes. O tamanho desse novo motor é o equivalente a apenas uma dessas partes do corpo do inseto. Sim, é bem difícil conseguir fazer um retrato disso na mente.

Leia: Oito tecnologias que podem mudar o mundo até 2020​

O motor foi batizado de ANT (sigla para “actuating nano-transducers”). Os cientistas afirma que, assim como uma formiga (em inglês ant) o motor é pequeno em tamanho, mas tem grande capacidade de força. A descoberta foi descrita pelos cientistas no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences. A tecnologia é baseada na combinação de laser, partículas de ouro e um polímero na forma de gel.

Mas como esse motor funcionaria? Nele estão partículas minúsculas de ouro unidas pelo polímero em gel. Quando esse polímero é aquecido pelo laser, ele solta água e encolhe. “Isso faz com que as partículas de ouro se liguem em conjuntos bem apertados. Mas quando o dispositivo esfria, o polímero suga a água e expande. As nano partículas de ouro são forte e rapidamente separadas, como uma mola”, escreve a Universidade de Cambridge.

O efeito, de acordo com Tao Ding, líder do estudo, é como uma explosão. “Temos centenas de bolas de ouro voando em apenas um milionésimo de segundo quando as moléculas de água inflam o polímero”, explica. O laser, portanto, é usado para acionar um pistão de um motor minúsculo. Essa tecnologia poderá ser usada para alimentar pequenos robôs. Cientistas não tinham um modelo de nano motor que pudesse ser usado em projetos como esse.

China anuncia robô-policial que dispara choques