Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90/mês

Para voar sem parar

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h34 - Publicado em 31 jan 1988, 22h00

Aviões convencionais não ficam muito tempo no ar sem se abastecerem. Mas não há nada de convencional no aparelho movido a microondas que está sendo testado no Canadá. Por enquanto, o avião sem o parece um brinquedo – mede 4 metros de uma asa a outra e pesa apenas 5 quilos. Mas se funcionar servirá de modelo para um avião real de 40 metros de comprimento e 650 quilos, que voz para durante meses, controlado por uma estação terrestre.

O aviãozinho canadense parece um planador com uma plataforma redonda e equipada com antena de recepção para a qual convergem as microondas, a altitude de 20 mil metros, ele pode voar indefinidamente. Um aparelho desse tipo poderia substituir em alguns casos os satélites – obviamente muito mais caros. A agência espacial norte-americana NASA, por exemplo, já está de olho na experiência canadense para coletar dados sobre a composição do ar e estrutura das nuvens.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.