Clique e assine com até 75% de desconto

Relatividade ao vivo na tela

Estudantes dos EUA desenvolvem programa de computador capaz de aplicar as leis da Relatividade à forma dos objetos em movimento, reproduzindo-a na tela do computador.

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 30 jun 1990, 22h00

Segundo a Teoria da Relatividade, os objetos em movimento ultra-acelerado podem tomar formas intrigantes, mas praticamente indescritíveis. Que aparência teria, por exemplo, uma cafeteira que, em vez de repousar placidamente sobre a mesa, atravessasse a sala de jantar a 300000 quilômetros por hora? A resposta foi dada agora, pela primeira vez, por dois estudantes da Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh, Estados Unidos, autores de um programa de computador capaz de aplicar as leis da Relatividade à forma dos objetos em movimento – e mostrar o resultado no monitor.

As imagens são ao mesmo tempo divertidas e valiosas, pois podem ajudar os astrofísicos, entre outras coisas, a identificar a forma estática de um corpo celeste distorcido pela altíssima velocidade. Aos olhos de um observador, a cafeteira dos criativos universitários americanos se tornaria bojuda na direção em que se movesse. Uma esfera que se aproximasse a 99% da velocidade da luz tomaria a forma de um cubo de lados arredondados: se fosse vermelho
ficaria azul, Maravilha-se Robert Dung, um dos autores do programa: “Os efeitos são realmente espantosos”.

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade