BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana

Somos poeira de estrelas

Ao final do terceiro minuto, prótons e neutrons já tinham se formado e começavam a se unir para dar origem aos primeiros elementos ¿ hidrogênio e hélio ¿, que viriam a dar origem às galáxias.

Por Da Redação
Atualizado em 31 out 2016, 18h31 - Publicado em 1 mar 2002, 01h00

A teoria mais aceita para elucidar a origem do universo é a do Big Bang – uma explosão que teria liberado uma quantidade infinita de energia. Os astrônomos sustentam que ela ocorreu entre 13 e 15 bilhões de anos atrás. Ninguém conseguiu explicar sua causa, mas acredita-se que, antes do Big Bang, tudo o que havia no universo estava concentrado numa partícula microscópica, menor que um átomo e infinitamente quente. Um segundo após a explosão, essa partícula já tinha se transformado num corpo imenso e sua temperatura caíra para “apenas” 10 bilhões de graus Celsius. Ao final do terceiro minuto, prótons e neutrons já tinham se formado e começavam a se unir para dar origem aos primeiros elementos – hidrogênio e hélio –, que viriam a dar origem às galáxias. No entanto, os elementos fundamentais para a vida, como os átomos de carbono, só apareceram muito mais tarde, forjados no núcleo das estrelas.

• Cerca de 300 000 anos após o Big Bang, o universo deixou de ser uma bola de fogo opaca e tornou-se o mundo transparente em que vivemos hoje.

A melhor notícia da Black Friday

Assine SUPER pelo melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

a partir de R$ 2,00/semana

(Melhor oferta do ano!)

BLACK
FRIDAY

(Melhor oferta do ano!)

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.