GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Sony trabalha em robô que cria laços emocionais com pessoas

A Sony afirmou estar trabalhando em robôs que terão uma ligação emocional com pessoas. A afirmação foi feita pelo CEO, Kaz Hirai, em uma apresentação sobre os rumos da empresa, que foi realizada na última semana.

Este trabalho está sendo desenvolvido por uma nova companhia formada dentro da própria em abril deste ano. A nova divisão estaria desenvolvendo seu plano de negócios para um lançamento oficial que deve acontecer em breve. As informações foram publicadas pelo site The Verge.

LEIA: Conto escrito por inteligência artificial surpreende em concurso literário japonês

A empreitada não será a primeira da Sony dentro do campo dos robôs. Em 2006, a empresa lançou o Aibo, um robô canino dotado de inteligência artificial.

Na época, o Aibo chegou a estabelecer ligação emocional com humanos – mais no senso de os humanos terem uma ligação do que algo partindo do próprio robô. A imprensa relatou que algumas pessoas estavam organizando funerais para seus “cães robôs” depois da “morte” de alguns deles.

LEIA TAMBÉM:
 2045: o ano em que os computadores assumirão o poder
 Criador da Siri apresenta nova inteligência artificial

Além dos comentários sobre robôs, o CEO da Sony falou sobre realidade virtual como um campo importante para o futuro da empresa. Uma das principais aplicações da tecnologia será com o Playstation 4, console de videogame da japonesa.

O CEO ainda estuda se realidade virtual será uma divisão da Sony ou se ela será desenvolvida dentro de outras categorias.