PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

SpaceX lançará quatro turistas para orbitar a Terra

Com duração de cinco dias, a viagem deve ocorrer entre o fim de 2021 e início de 2022. Mas a empresa não é a única interessada em oferecer esse passeio.

Por Carolina Fioratti
Atualizado em 18 fev 2020, 17h09 - Publicado em 18 fev 2020, 17h04

Já pensou em tirar uma semaninha de férias e aproveitar o tempo livre para ver a Terra de outro ângulo? Com o novo acordo entre as empresas SpaceX e a Space Adventures (agência de turismo espacial), até quatro pessoas terão essa chance.

Entre o fim de 2021 e início de 2022, a viagem para orbitar o planeta deve finalmente acontecer. Os passageiros serão levados na espaçonave Crew Dragon, e o passeio irá durar cinco dias. Mas a viagem é sem parada – engana-se quem pensou que eles teriam a chance de conhecer a Estação Espacial Internacional (ISS). Na verdade, os tripulantes estarão bem longe de lá: a nave vai passar entre 800 e 1.600 quilômetros acima da ISS, que por sua vez fica a 400 quilômetros da Terra.

SI_SpaceX_Falcon9_1
(Joel Kowsky/NASA)

Não é de hoje que SpaceX trabalha para fazer o turismo espacial vingar. Em 2017, a empresa já estava com contratos fechados com dois clientes que pretendiam dar uma espiadinha na Lua usando a Dragon. Porém, a companhia adiou diversas vezes o projeto, sob a justificativa de testes. Talvez o voo ocorra ainda esse ano, mas não há nada confirmado. 

Para fins de curiosidade: o bilionário interessado em orbitar o satélite é Yasaku Maezawa, de 42 anos. Ele, que também é colecionador de arte, reservou todos os assentos da nave e está procurando artistas para acompanhá-lo no passeio e, assim, torná-lo mais amigável. 

Continua após a publicidade

Não se sabe ainda quanto deverá ser desembolsado nesta viagem da SpaceX, mas dá para ter uma noção. No último ano, a empresa fechou um acordo com a Bigelow Aerospace, empresa de tecnologia espacial, em que foi definido o valor de 52 milhões de dólares por pessoa que para ser levada até a ISS. Infelizmente, a Bigelow deu para trás. 

Férias no espaço

Vale dizer que a SpaceX não é a única no ramo do turismo espacial. A Virgin Galactic, fundada por Richard Branson, planeja enviar turistas até o fim de 2020 para curtir alguns minutinhos de gravidade à bordo de sua espaçonave. Já a Blue Origin, de Jeff Bezos (Amazon), busca oferecer uma viagem bem parecida, mas com uma espaçonave semelhante à Dragon da SpaceX. Essas duas têm preço divulgado: cerca de US$ 200 mil por passageiro. 

O voo na Dragon parece muito confortável. Os viajantes ficarão em espaços minimalistas, apenas com alguns assentos e telas touch. Confira o vídeo:

Continua após a publicidade

As vestimentas também serão modernas. Capacetes personalizados, trajes pressurizadas e resistentes a chamas, luvas compatíveis as telas sensíveis ao toque. Você encararia?

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.