PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Sumiço de rapaz no Acre inspira jogos de smartphone

Nos jogos, os usuários precisam tentar desvendar o mistério em torno do desaparecimento do estudante de psicologia Bruno Borges

Por Marina Demartini, de Exame.com
Atualizado em 11 mar 2024, 14h41 - Publicado em 10 abr 2017, 13h41

O desaparecimento do estudante de psicologia Bruno Borges, desde 27 de março, inspirou a internet de várias formas. Além de teorias da conspiração e memes, jogos para smartphones foram criados com o intuito de desvendar o mistério por trás da história.

Um desses games é o sugestivo Menino do Acre, disponível para celulares com sistema Android. No jogo, o usuário precisa coletar os cadernos escritos por Borges enquanto um rio de lava inunda a plataforma. Com interface simples em 8-bit, o jogo tem basicamente um comando: um clique na tela e o personagem pula para capturar os livros.

Os desenvolvedores do game e formados em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia, Filipe Nunes e Guilherme Casassanta, falaram em entrevista a EXAME.com que Menino do Acre demorou uma madrugada para ficar pronto. Segundo os brasileiros, o jogo é uma adaptação de outro app criado por eles, o “Ultra Jump”, que levou duas semanas para ser finalizado.

Casassanta e Nunes explicam que, apesar da rápida criação, pensaram muito antes de desenvolver o aplicativo. “Nos preocupamos também com o caso do Bruno e fizemos questão de colocar dentro do jogo que o foco são os mistérios deixados pelos cadernos e não o desaparecimento dele.”

Esta não é a primeira vez que os desenvolvedores fazem um jogo a partir de um meme. O primeiro deles foi o “Run Jessica Run”, um game relacionado ao vídeo de duas garotas que brigam em uma escola que viralizou na internet. “Usar memes como uma maneira de divulgar trabalho é aproveitar uma oportunidade de divulgação que dificilmente temos quando lançamos um jogo de autoria própria”, contam Nunes e Casassanta.

Continua após a publicidade

Menino do Acre está disponível apenas para smartphones com Android. Os desenvolvedores, no entanto, esperam que o game entre para a App Store da Apple em breve.

Além de Menino do Acre, outros games relacionados ao caso de Borges foram criados. Segundo o G1, o aplicativo Encontre o menino do Acre também apareceu na Play Store do Google. O site explica que o jogo trabalha com o conceito da brincadeira “quente ou frio” para indicar se o usuário está próximo de encontrar o rapaz.

Veja o vídeo de divulgação do jogo Menino do Acre abaixo:

Continua após a publicidade

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Exame.com

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.