PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Talibã lança aplicativo de propaganda e é derrubado por Google

Grupo quer ampliar sua inserção na internet, mas app com vídeos durou pouco tempo na Play Store

Por Ana Carolina Leonardi
Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 6 abr 2016, 12h45

O Talibã lançou seu primeiro aplicativo de propaganda na Play Store, loja para dispositivos Android, na última sexta-feira. Mas a novidade da milícia islâmica durou pouco e no dia seguinte o aplicativo foi removido da loja pelo Google.

O grupo extremista, sediado no Afeganistão, disse à agência Bloomberg que quer ampliar sua visibilidade e seu uso dos recursos tecnológicos. O conteúdo do app contava com vídeos e outras mensagens ideológicas do Talibã, que também já teve contas no Facebook e no Twitter  removidas por propagar ideais terroristas.

O site oficial do Talibã, “A Voz da Jihad”, segue online, com atualizações diárias da atividade do grupo em cinco línguas diferentes e já fez até sessões de perguntas e respostas ao vivo. Para evitar ser removido também, o site muda frequentemente seu provedor de serviço à internet.

LEIA: 7 conflitos atuais causados por diferenças religiosas​

O Google não comentou especificamente sobre a remoção do app, mas afirma que remove todos os aplicativos que ferem os termos de uso da Play Store, entre eles aqueles cujo conteúdo promove o discurso de ódio e a violência. Ainda assim, o Talibã afirma que o aplicativo, que recebeu o nome de Alemarah, só foi removido por ter passado por “dificuldades técnicas”.

Continua após a publicidade

Desenvolvedores de aplicativos para Android em geral passam por um período de avaliação antes que possam publicar seu produtos, mas o sistema de revisão ainda deixa passar grande parte dos aplicativos, que já se tornam disponíveis poucas horas depois de serem enviado à Play Store.

Segundo a política de fiscalização da loja, a remoção de um app não afeta a situação daquela conta. Quem publicou o aplicativo de propaganda do Talibã pode seguir como desenvolvedor cadastrado da loja. A suspensão da conta só acontece com infrações repetidas. Apesar disso, o Talibã já anunciou que voltará a colocar o aplicativo no ar em breve.

LEIA TAMBÉM: 
Terror digital
-O ninho do ISIS
Quase 80% das mortes por terrorismo foram registradas em apenas cinco países​

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.