Apesar de ser um problema global, o terrorismo afetou cinco países de forma muito mais intensa no último ano.
Afeganistão, Iraque, Nigéria, Paquistão e Síria concentraram 78% das mortes decorrentes do terrorismo e foram palco de 57% dos ataques registrados em 2014.
As informações foram divulgadas nesta terça-feira (17), pelo Instituto para Economia e Paz. O Global Terrorism Index é um relatório investiga os padrões da atividade, assim como sua incidência geográfica e os principais métodos de ataque empregados pelos terroristas.
O cenário mais grave se apresenta na Nigéria, que viveu um intenso aumento de mortes decorrentes da atividade terrorista. Foram 7.512 pessoas mortas em 2014,uma alta de 300% desde 2013.
O relatório também traz outros fatos desoladores, como o aumento sem precedentes do número de mortes causadas pela atividade terrorista em 2014: 32.658 pessoas morreram em incidentes ligados ao terrorismo, um aumento anual de 80%. A organização pondera, no entanto, que homicídios foram responsáveis por um número 13 vezes maior de óbitos do que o terrorismo.
Apesar de concentrado, o terrorismo tem se estendido a um maior número de países. De acordo com o estudo, o número de países com mais de 500 mortes passou de cinco em 2013 para 11 em 2014, um aumento de 120%.
Segundo o relatório, ao movimento radical islâmico Boko Haram, que atua na Nigéria desde 2009, juntou-se em 2014 outro grupo terrorista, os militantes Fulani, que mataram 1.229 pessoas.
“O Boko Haram tornou-se o grupo terrorista que mais mata no mundo”, diz o ITG. O número de mortes atribuídas ao Boko Haram no ano passado é 6.664, enquanto o movimento extremista Estado Islâmico é considerado responsável por 6.073 mortes.
As duas organizações são responsáveis por 51% das mortes atribuídas a um grupo terrorista, adianta o estudo.
E o ocidente?
Sem contar os ataques de 11 de setembro, que mataram 2.997 civis, 0,5% das mortes causadas por terrorismo foram registradas no ocidente.
Levando em conta os atentados que abalaram os EUA em 2001, o número sabe para 2,6%. Entre os ataques registrados no ocidente, 70% foram perpetrados por “lobos solitários”, terroristas que agem isoladamente, geralmente motivados por extremismo político, e não fundamentalismo islâmico.
Leia mais:
7 coisas sobre o Estado Islâmico
Qual é a maior tragédia
Anonymous declara guerra ao ISIS depois dos atentados de Paris