Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Todo o peso nas costas

O avião com o mais amplo compartimento de carga já construido

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h54 - Publicado em 21 jul 2009, 22h00

Ele foi feito para transportar coisas que nunca couberam em avião nenhum. Por isso, é a maior aeronave do mundo em termos de compartimento de carga – os 7,4 metros de diâmetro são um recorde entre as suas concorrentes. O Airbus A300-600ST tem formas que lembram um golfinho e medidas colossais: 56,15 metros de comprimento, 17,24 metros de altura e 44,83 metros de envergadura (a distância entre a ponta de uma asa e a ponta da outra).

A cabine do piloto quase desaparece sob a imensa porta do bagageiro, de 7,5 metros de altura – mais do que um prédio de dois andares. Dentro dele pode-se colocar, por exemplo, dois helicópteros inteirinhos, sem que precisem ser desmontados.

O protótipo desse supercargueiro ficou pronto em junho deste ano, mas está programado operar somente em 1995. Capaz de carregar até 45,5 toneladas, ele foi projetado para resolver um dos grandes problemas da Airbus, sua fabricante: o transporte de fuselagens e asas dos jatos comerciais (produzidos em suas subsidiárias na Alemanha, Inglaterra, Espanha e Holanda), até a linha de montagem final, na França.

O A300-600ST representa uma evolução importante para os aviões cargueiros. Pois, desde o surgimento do Junker Ju.38, em 1929, até hoje, o desenvolvimento dessas aeronaves sempre levou em consideração, em primeiro lugar, o peso da carga em vez do espaço interno destinado a ela (veja ilustração). É essa a diferença do novo avião da Airbus, cujo design prioriza o tamanho da carga.
Em tonelagem, os campeão atual é o russo Antonov An-124 Ruslan. Criado em 1986, ele passou a operar comercialmente a partir de 1991. Tem 69,1 metros de comprimento, 20,78 metros de altura e 73,3 metros de envergadura. Embora transporte até 150 toneladas, o diâmetro de seu bagageiro mede apenas 6,4 metros.

Continua após a publicidade

Ainda maior, o An-225 tem um bagageiro igual ao do An-124. Mede 84 metros de comprimento, 18,2 metros de altura e envergadura de 88,4 metros. Apesar da incrível capacidade (250 toneladas), o An-225 não está disponível para o transporte de cargas comerciais: opera exclusivamente para o exército russo.

Marcelo Affini e Cláudio Lucchesi

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.