GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Tumblr reúne mapas da internet que deixaram a Nova Zelândia de fora

O que você sabe sobre a Nova Zelândia? Assim, de cabeça, é fácil lembrar que foi lá que gravaram boa parte das cenas externas dos filmes do Senhor dos Anéis, e que ele fica em algum lugar da Oceania, perto da Austrália. A gente também pode imaginar que, se existe uma Nova Zelândia, é porque também existiu uma “velha” Zelândia... Quem entende um pouco mais de geografia vai além: é um país insular – ou seja, formado por dezenas de ilhas que têm, ao todo, 268.680 quilômetros quadrados de área.

É um espaço um pouco maior do que o estado de São Paulo (que tem mais ou menos 248 mil km quadrados). Não é muito grande, a gente sabe. Mas é um país importante, com mais de 4 milhões de habitantes e o sétimo maior IDH do mundo.

Mesmo assim, aparentemente, é bem fácil ignorar a existência do país quando você vai desenhar um mapa. Pelo menos é o que provam as evidências mostradas neste Tumblr.

O WorldMapsWithoutNZ reúne representações geográficas publicadas internet afora que se esquecem completamente do país. O tumblr foi criado por um australiano que se identifica apenas como egukin e encara com muito bom humor o tal problema cartográfico. Mas, piadas à parte, ele diz que acha bem desrepeitosos os mapas que excluem seu país, como se as ilhas tivessem afundado no Oceano Pacífico. O pior é que quem não mora lá talvez já tenha se deparado com um mapa desses pela vida sem nem sequer ter percebido a ausência do país. E se fosse o Brasil, hem?

Encontrou um mapa sem a Nova Zelândia por aí? Envie para o cara e contribua com o projeto.