GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Ônibus espacial secreto pousa após 2 anos em órbita

Ele se chama X-37B, e é uma versão menor do ônibus espacial tradicional – porque não leva ninguém dentro e é controlado à distância, como um drone. Mede 8,8 metros de comprimento por 4,6 metros de envergadura, pesa aproximadamente 5 toneladas e é lançado por um foguete. Ao voltar à Terra, plana e pousa como um avião, exatamente como os ônibus espaciais faziam. Foi construído pela Phantom Works, uma divisão da Boeing especializada em projetos militares avançados, e é operado pela Força Aérea americana.

Isso é o que se sabe sobre o X-37B. Todo o resto –inclusive o que ele leva em seu compartimento de carga durante os voos– é confidencial, mantido em segredo pelos EUA. Nesta semana, o X-37B voltou à Terra após passar impressionantes 718 dias em órbita. Esta foi a quarta missão do ônibus espacial secreto. Como nas outras vezes, os EUA não revelaram o objetivo.

(US Air Force/Divulgação)

Ao reentrar na atmosfera e se aproximar do Kennedy Space Center, na Flórida, para pousar, o X-37B provocou um estrondo sônico (sonic boom): onda de choque que é causada por aeronaves que voam mais rápido do que a velocidade som, e é ouvida pelas pessoas em terra como se fosse uma explosão. Não há imagens desse momento, mas a Força Aérea dos EUA divulgou um vídeo do pouso:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s