GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Top 10 capas do Charlie Hebdo – traduzidas

002

Esta não precisa de tradução, hehe.

 

 

001

“Cem chibatadas para quem não morrer de rir”.

Maomé é o “editor convidado” – e aparece no canto superior direito da página, dando um joinha. Esse “Charia Hebdo”, na tarja vermelha, é um trocadilho entre o nome do jornal e a “Xaria”, a Lei Islâmica.

 

 

aaa1

Outro que dispensa tradução.

 

 

004

– “Sou muito besta! Eu devia era ter ido trabalhar no Itaú!” (no BNP, na verdade, que é o maior banco da França – só coloquei Itaú pra não quebrar o ritmo). A crítica aqui é ao sistema econômico europeu. Por conta do euro, bancos privados acabam com mais poder do que teriam se cada país tivesse sua própria moeda. É que nenhum país da eurozona tem a liberdade de fabricar o próprio dinheiro na quantidade que bem entender. E isso fortalece os bancos privados, já que os governos precisam recorrer a eles quando o cinto aperta e o Banco Central europeu não colabora).

 

 

006

Essa da “Legalização da Poção Mágica” saiu em 2013, quando liberaram remédios à base de maconha, tipo o canabidiol, na França. François Hollande aparece como o Chatotorix, amordaçado – o presidente Françês é linha-dura contra a maconha.

 

 

003

“Por uma Casa Branca realmente branca!”, diz Mitt Romney, o candidato republicano derrotado por Obama em 2012. Atrás, François Fillon e Jean-François Copé,  dois líderes conservadores da França, seguram o cartaz de “Não ao voto dos imigrantes”.

 

 

007

A tradução desta aqui precisa de uma edição extra do Piada em Debate: “Faites du cinéma” (Fazer cinema) é uma expressão idiomática. Significa “Fazer vista grossa”, deixar quieto, ver alguém roubando uma velhinha e não fazer nada, agindo como se tivesse visto o assalto “no cinema”. Bom, Roman Polanski, o cineasta, chegou a ser condenado por pedofilia – como vários padres e bispos. Então juntaram as duas coisas e criaram um jogo de palavras matador: “Faz cinema, que nem o Polanski” – trocadilho que fica melhor ainda na boca do Bento 16, o papa que tanto trabalhou para abafar escândalos de pedofilia na Igreja.

 

 

008

“Privatização dos Correios?”

“Bom dia. Sou o seu novo departamento de RH”

 

 

005

“Conseguirá a Bélgica acolher todo o colesterol do mundo?”. Capa em “homenagem” ao Gerard Depardieu, feita na época em que ele foi morar na Bélgica para evitar os novos impostos franceses sobre grandes fortunas.

 

 

009

Hehe

 

 

 

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s