Compartilhar fotos no Facebook faz você perder amigos

Por Atualizado em 13/08/2013

bravo1

Foto da tia-avó que fez aniversário, do grafite que você achou engraçadinho, do cachorro da vizinha com um texto enoooorme sobre amizade, 300 imagens da viagem incrível pela Europa, outras 200 do passeio de domingo no Parque Ibirapuera e mais e mais… Você é desses? Do tipo que adora encher a timeline do Facebook com fotos de cada passo seu? Tá, então pense duas vezes antes de voltar a fazer isso: suas postagens podem deixar seus amigos longe de você.

Palavra dos pesquisadores de quatro universidades britânicas. Eles uniram forças e correram atrás de 500 voluntários para participarem da pesquisa, que foi bem simples. Os participantes só precisaram classificar com que frequência alguns amigos postavam diferentes tipos de fotos e, depois, contar qual era o nível de apoio e intimidade que mantinha com aquela pessoa.

Bem, os pesquisadores perceberam que quanto mais fotos você posta, maior o risco de prejudicar o relacionamento com alguém. E não importa qual o tipo de imagem, alguém vai desgostar. Por exemplo: se você posta muitas fotos de amigos e eventos (‘eu na festa do Fulano’, ‘eu em Porto de Galinhas…), seu melhor amigo e namorado não curtem muito – e o nível de intimidade entre vocês pode até diminuir. Em compensação, os amigos que estão nas fotos vão adorar. Os bons amigos, claro, não vão se afastar de verdade por conta de uma fotinho besta. Nem sua família. Mas, em geral, ninguém curte muito essa história de overdose de imagens no Facebook.

“Nossa pesquisa mostra que esse excesso de fotos pode danificar os relacionamentos na vida real. É que as pessoas, com exceção dos amigos muito próximos e parentes, não parecem se relacionar bem com quem compartilha constantemente fotos de si”, explica David Houghton, um dos autores da pesquisa.

É, não dá pra agradar a todos. Você também detesta ver uma enxurrada de fotos no Facebook. Ou só tem birra quando elas não te incluem?

Crédito da foto: flickr.com/beglen

Leia também:
Facebook destrói casamentos
Redes sociais viciam mais que sexo e cigarro
Mau humor faz bem para o cérebro

  • http://jade_jcm2006@hotmail.com JULIANA COSTA MENDES

    Eu não gosto principalmente porq enchem minha página principal e demora para eu encontrar outras postagens de outros amigos. já me livrei de uma amiga por isso, mas tornei a add. dessa vez ela está com menos fotos kkkk

  • Freddy

    Pior são aquelas pessoas que se dão um peido, postam no face, se vai almoçar posta no face, se briga com o namorado(a), posta no face… Como se o que eles fazem fosse muito interessante pro resto do mundo.

  • Ju

    Tem um tipo de foto que me irrita desesperadamente: Foto da pessoa com close no rosto (ou em qualquer parte do corpo que a pessoa julgue que seja fenomenal) + frase de “efeito”. Conheço uma pessoa que postava isso o dia todo, e geralmente com frases da “Clarice Lispector” (com aspas, pois se eu postasse algo que inventei e colocasse que ela disse a mula copiaria e colaria numa foto!). A cada dez postagens novas do facebook sete eram dela fazendo esse tipo de coisa, teve dia que ela postou uma foto diferente a cada cinco minutos, acho que era só o tempo de pentear os cabelos e mudar a roupa. Fiquei tão de saco cheio que tirei o conteúdo da pessoa do meu feed. Queria mesmo é ter “desfeito” a “amizade”, mas não deu pq infelizmente a pessoa é parente e eu já cansei da fama de antissocial da família!

  • John the Ripper

    Esse laptop da foto é um IBM? Quanto tempo tem essa foto, sério, 13 anos??? LOL

  • fernandu z-luciu

    corta pra mim !!

  • Igor

    Eu não gosto é que publiquem fotos minhas…

  • Junior

    O facebook é o disfarce das relações humanas!