O botão que deixa o sinal vermelho para atravessar a rua funciona de verdade?

Por Atualizado em 27/07/2012

Afinal, aquele botão pra travessia de pedestres funciona mesmo? Se sim, como funciona?
Isabela de Paula, Diadema, SP

Essa galera de Berlim é muito maneira, népussive.

Ah, você também ouviu aquela história que esses botões foram inutilizados nos 60, durante a Primeira Guerra dos Hippies, e que na verdade eles são um teste meio Big Brother que analisa nosso comportamento de gado? Bem, here is the thing: sim, o botão para a travessia de pedestres realmente funciona, mas pode demorar um pouco para o semáforo abrir (bem, você pode acreditar no Oráculo ou achar que eu também fui corrompido pelo ~Sistema~).

Ao apertar a botão, o pedestre inicia uma reprogramação dos semáforos do cruzamento para antecipar o fechamento do sinal que foi acionado. Ou seja, depois que você aperta o dito cujo, todas as sinaleiras/farois/sinais/semáforos ouoquediabossefalanasuacidadeleitor no entorno precisam ser reprogramados – e esse é o motivo da demora. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de São Paulo (CET), somente depois que o ciclo dos sinais se completar a luz vermelha é ligada para os veículos, autorizando a travessia de pedestres.

Na prática, se o semáforo de veículos estava aberto há algum tempo, o processo é mais rápido. Mas caso o usuário aperte o botão no início de um ciclo verde para os carros, terá que aguardar um tempo maior. A programação varia de acordo com o cruzamento e horário. À noite, por exemplo, há locais em que o fluxo de pedestres é extremamente reduzido, quase nulo. Neste caso, o vermelho dos veículos só entra em operação se o botão do pedestre for acionado.

Há cruzamentos que possuem fluxos diferenciados (eu adoro essa palavra) ao longo do dia. Em determinados horários, o número de pedestres é maior e, em outros momentos, o fluxo de veículos é o mais intenso. A programação dos semáforos de veículos e pedestres é feita de acordo com a demanda e, por isso, às vezes, as pessoas passam num mesmo cruzamento em horários diferentes e têm a sensação de que o tempo do semáforo ficou mais lento.

Atualmente, existem cerca de 11 mil botões de pedestre instalados em semáforos só na cidade de São Paulo.

(crédito da imagem: [martin])

No related posts.

  • josy

    A luz verde do semáforo tem algo estranho :s 😛
    E Obrg. pela resposta ^^

  • Lucas Emery

    Consegui fazer a ligação entre a luz da foto com um tapa olho, “eu adoro essa palavra” e kentin tarantino. Abraços!

  • e matos

    pior é o sujeito que vende balas que resolve fechar o sinal apertando o botão a todo instante, deixando os motoristas e transito louco, no bairro agua verde em Ctba proximo a uma via rápida, um tumulto!

  • Nathalia

    Que doideira! Geralmente semáforo acionado por pedestre não é de cruzamento de rua e sim no meio da via!!! Não faz sentido isso…

  • Eddy

    Essa história de que os botões não funcionam tem origem nos EUA. Por lá, nas grandes cidades, os botões geralmente realmente não fazem nada, é só uma espécie de efeito placebo.

  • Alexandre Labatut

    Não sei de onde esse maluco INVENTOU essa teoria sobre as companhias de tráfego, mas é certo que o doidão precisa de internamento, logo. Será ele o responsável pelas últimas coisas imbecís da Super?
    Ao menos aqui em Curitiba, ao apertar o botão para o tráfego parar, ele apenas dá 30 segundos para o mesmo fechar.
    Ou seja, se o sinal estava aberto há 25 segundos e tinha mais 5 pra fechar e o sujeito apertou o botão, aumentou mais 30 segundos, mas funciona de verdade. O tempo de fechar é verdadeiro.

  • elis

    Onde eu morava o sinal fica mais tempo que o normal no verde. Em viasbde sentido único sinal, só fecha se o podeste acionar o botao é super rápido.

  • abimael

    se isto for verdade, eu acho qe dizem então que ele não funciona pois todo mundo fica apertando varias vezes o botão, e sempre assim reiniciando o ciclo!

  • Victor

    Eu simplesmente nao acredito que esses botoes funcionem. Fiz o teste uma vez em um sinal daqui de BH: apertando ou não o botão o tempopra abrir foi o mesmo

  • Cibelegs

    Sempre tive essa dúvida, mas eu acho que há um pouco de enrolação, mesmo que ele funcione e às vezes tem-se a impressão de que o tempo que ele leva pra reprogramar o entorno é quase o mesmo da espera pro semáforo abrir de verdade. Mas, vai que…

  • Gustavo Maximo

    Os posts do Oráculo são uns do únicos que realmente valem a pena ler, pois o resto que se encontra no site com 2 minutos de pesquisa já é possível se informar mais sobre o assunto do que com a própria matéria, isso claro, sem mencionar o quão sem graça eles são.

  • Murilo

    Têm botões que não abrem imediatamente.
    Aqui perto de casa, fora dos horários de pico, o semáforo de pedestres não abre se não apertar. Demora até 2:30min, mas funciona.

  • tamy nascimento

    a lógica do botão é acionar um tipo de campainha para, por ex´, cegos atravessarem em segurança.