Por que CPF não tem foto?

Por Atualizado em 15/10/2012

Caro Oráculo, por que o CPF não precisa de foto?  
Jackson Kllay, Itainópolis, PI


“Faço pose mesmo.”

Meu caro J.K., andas em alta por aqui. Uma de suas estupendas perguntas foi selecionada também para a versão impressa deste humilde blog, que, no caso, é uma seção, por se tratar de uma revista de nome polissílabo e capa vermelha.

Oquei, entendeste. Aguarde.

O barato é o seguinte: o Cadastro de Pessoas Físicas, nome por extenso do famigerado CPF, não é um documento de identificação civil. Ou seja, ele não foi criado para provar às autoridades (ou para qualquer pessoa enxerida) que você é você mesmo e não outra pessoa.

O CPF é apenas um cadastro, um banco de dados gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Ela armazena as informações cadastrais de contribuintes obrigados a fazer essa inscrição para declarar Imposto de Renda ou então para abrir contas em bancos.

De acordo com assessoria de Comunicação Social da Receita Federal, hoje não é mais necessário portar ou imprimir um papel com o número do CPF. Basta memorizá-lo. É, você que não sabe nem a senha do MSN porque não entra mais nele agora tem que saber de cor o CPF!? Não, relaxe. Melhor usar outros documentos, afinal alguns deles têm inclusive o CPF como informação adicional. É o caso das carteiras de identidade ou de motorista.

Conforme a legislação brasileira, os documentos de identificação civil são: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional e documentos de identificação militares. Como a finalidade desses documentos é comprovar a identidade da pessoa, todos utilizam fotos.

Assim como a carteirinha daquele clube esquisito do qual você fazia parte.

(crédito da imagem: toyfoto)

No related posts.

  • Marcio Rodrigues

    Ficaria tão mais simples imitar o modelo americano: Um número só que serve para tudo.

  • Andi

    Me diz uma coisa, qual a diferença entre carteira de trabalho e carteira profissional?!

  • Cibelegs

    Caro oráculo, então… como é gerado o nr do CPF? Ouvi dizer que é uma equação lógica; exemplo: se vc informar um nr, aleatório, ele pode não fazer sentido e é recusado. É verdade? Que equação é essa?

  • José Carlos Pereira

    tudo depende das conjuviniências peripotéticas e analíticas do ser ou não se…

  • Simone leal

    Legal. Mas tenho uma dúvida doméstica:porque o ar da panela de pressão sai mais rápido quando levantamos o pino embaixo da torneira.

  • Laura

    O título de eleitor também é um documento apenas para o eleitor nao esquecer seu número e assim encontrar a necessária zona eleitoral. Tanto que se voce souber sua seção é so levar um documento com foto que pode votar.

  • Fla

    ótima resposta!

  • isabelle

    mt interessante a matéria, mas… eu cliquei no teste pra ver se conheço td sobre a disney e não isso! colocaram a matéria errada!

  • Samir

    Loca

  • http://hotmail Adriele

    eu adoroooooooo

  • Manoel Antônio Araújo Carvalho

    Não sabia dessa. Ou seja, o CPF vale pra que mesmo? Pra nada? Kkk

  • Raquel A. Rodrigues

    Meu Querido Oráculo, sempre fico com raaiva de mim, em um processo de auto flagelação intenso quando vejo suas respostas… Por que eu não pensei nisso antes?
    A propósito, ainda estou querendo entender por que a esponja chupa água…

  • sam

    essa eu gostei de saber. parabenizo a revista por suas producoes tao criativas!!

  • http://super.abril.com.br/blogs/oraculo/por-que-cpf-nao-tem-foto/#comments Eugênio de Oliveira Ribas

    Já que o CPF não há necessidade de foto, pq o título eleitoral não tem?

  • CaroLina

    Pois é, maaaaaaaas…

    E se a pessoa der um número de CPF de outro? Como é que eles vão saber que aquele CPF é do fulano em questão?

    Aí vão te pedir um documento com foto…

    :/

  • Natasha

    Então o título de eleitor também não é documento de identificação? Ele é um número de cadastro de eleitor?

  • http://neyorlando@gmail.com Ney Orlando Ribeiro

    É uma boa saber disso, por exemplo então POR QUE exigem cópia do CPF para certas coisas das quais não serão realizadas transações mercantis ou bancárias, como o registro do seu clube esquisito, por exemplo?

    E mesmo para os registros das quais haverão transações mercantis ou bancárias como lojas e serviço bancários onde são exigidos cópia autenticada do documento de CPF e não apenas o número???

  • Ronald

    Caro Oráculo. Gostei da explicação, mas como bom brasileiro também tenho uma pergunta. Por que o Titulo de Eleitor não tem foto, se eles exigem um documento com foto para votar. Não seria mais fácil se o mesmo já tivesse.

  • Cláudia Souza

    E o Título de Eleitor, por que não tem foto?