Blogs

O melhor do ano: 10 melhores páginas do Facebook de 2012

21 de dezembro de 2012

Por Ana Prado

Como o Vinícius Giba, da Mundo Estranho, comentou em outra lista (10 melhores momentos da internet), 2012  foi um ano notável para o humor no Facebook. Se até 2011 nossos likes iam basicamente para páginas de revista, marcas e bandas, neste ano proliferaram piadas que antes só encontrávamos no 9gag ou 4chan.

No começo do ano, rolou certa preocupação: as páginas mais populares traziam piadas nível tio do pavê ou mensagens coloridas e piegas nível apresentações de PowerPoint que sua mãe adorava mandar para o seu Hotmail. Mas com o tempo a coisa foi evoluindo e chegou ao ponto em que estamos agora: páginas geniais, muitas vezes com um humor super politicamente incorreto, que captam muito bem o espírito da época em que estamos vivendo (provavelmente a intenção da maioria dos criadores era só a ~~zuera~~, mas ela foi muito bem feita, temos de admitir).

Então aí vai a seleção das 10 melhores páginas do Facebook em 2012.

10. I fucking love Science

Página gringa para os amantes da ciência, com memes, imagens interessantes, piadas, citações, fatos curiosos e tudo de mais legal que existe por aí.


9. Homem Aranha dos anos 60

A página traz quadrinhos antigos do Homem Aranha com falas inventadas. A personalidade fake do herói às vezes é de uma insolência linda.

 

8. Literal

Você sempre quis saber o que aquela música indie diz, mas não entende inglês? Seus problemas acabaram. Quer dizer, em parte. A página posta a tradução literal de certos versos ou nomes de bandas, sempre com resultados bizarros – às vezes é preciso fazer certo esforço para descobrir qual é a música.

 

7. 4chan

Página com o que rola de melhor pelos fóruns do 4chan (não sabe o que é? Entenda aqui). É só piada sem noção, humor negro, bizarrices e coisas do tipo.

 

6. Unidos pelo Orkut

A descrição diz tudo: “[Página] em prol da melhor rede social de todos os tempos: Orkut.” Se você se tem saudades do Orkut, vai se encontrar por aqui. Se acha que o Facebook é muito melhor, vai repensar isso. O “Unidos” faz comparações impagáveis entre as duas redes sociais, sempre dando vantagem ao Orkut.

 

5. João Lennon

Imagine as músicas dos Beatles em tradução não apenas literal, mas também totalmente abrasileiradas com as gírias atuais. É o que essa página traz.


4. Alfredo

Gênio do kkkismo, moleque picanha, conquistador, tirão. Alfredo tem todos esses títulos e muitos outros em suas tirinhas diárias. Com uma escrita propositalmente errada bem ao já clássico estilo Cersibon (embora muita gente teime em comentar nas fotos para corrigir e tirar sarro dos “erros” de português), a página traz um monte de piadas simples, porém geniais, e trocadilhos infames.


3. Glossário

Lembra de um post da SUPER que reunia palavras estrangeiras intraduzíveis?

Pois esta página traz uma coleção de termos desse tipo, explicando o seu significado. É uma coisa bonita de se ver e ótima para fazer refletir sobre a complexidade das línguas e das emoções que a gente pode sentir.

 

2. Site dos Menes

Brincando com essa dinâmica da internet, em que aparecem novos memes a cada dia, a página se utiliza de um novo conceito: o de menes.

Memes são uma espécie de “vírus” mental, quando piadas, imagens, músicas ou qualquer outra coisa começa a se propagar loucamente pela internet e/ou fora dela (entenda melhor clicando aqui). Já os menes são memes falsos, que envolvem coisas e situações pouco comuns (ou que sequer existem). Difícil entender? Vai ficar mais fácil vendo alguns exemplos tirados da página.


1. Dilma Bolada

Com mais de 145 mil likes, a página traz uma versão engraçadíssima e animada da presidenta Dilma comentando os últimos acontecimentos do país e do mundo. Chega a ser surpreendente ver quão bem informado o criador dessa página é em relação à agenda presidencial. O melhor é que, além de ser impossível não rir com as mensagens arretadas, você ainda fica por dentro das notícias mais importantes. E preste atenção às hashtags que ela usa – boa parte das piadas está ali.

Comente!