Por que as extremidades do corpo são mais frias? - Superinteressante

Por que as extremidades do corpo são mais frias?

por Rogerlândia A. Pinheiro, Jaguaretama, CE

Porque a diminuição da temperatura provoca a contração dos vasos do corpo. Todos eles se contraem, mas nas extremidades o efeito é maior porque estão mais expostos ao frio. Em conseqüência, a quantidade de sangue que chega a essas regiões diminui muito. "Com pouco sangue, há também pouco oxigênio, que é o combustível do organismo", explica o cardiologista Miguel Nassif, da Universidade de São Paulo. Isso faz cair o ritmo das reações químicas das células, diminuindo também a quantidade de calor produzida.

Algumas pessoas têm uma doença chamada doença de Raynaud, e seus vasos estão sempre contraídos. No inverno, o problema se agrava, e essas pessoas passam a sentir dores e formigamento nas extremidades do corpo.

publicidade

anuncie

Super 345 - Falta de sol e a polêmica da vitamina D Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 345
abril/2015

Falta de sol e a polêmica da vitamina D
Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças.

- sumário da edição 345
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Ciência

publicidade

anuncie