GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Psiquiatras alertam: Trump pode não ter sanidade para governar

Psicólogos e psiquiatras estão questionando a saúde mental do presidente americano

Trump é um homem polêmico. Diz não acreditar em assuntos cientificamente já comprovados, tem um discurso machista e agressivo com imigrantes. Agora, um grupo de psiquiatras americanos está afirmando que isso não é só o jeitão do novo presidente americano; eles acreditam que a saúde mental de Trump está debilitada.

O assunto ganhou força esta semana, quando um grupo de 33 psiquiatras e psicólogos assinaram uma carta enviada ao jornal The New York Times, questionando a sanidade de Trump. “Suas falas e comportamento sugerem uma profunda inabilidade de empatia. Pessoas com esses traços distorcem a realidade para servir a seus estados psicológicos, atacando fatos e quem os transmite (jornalistas e cientistas)”, afirma Lance Dodes, ex-psiquiatra de Harvard, na carta. “Acreditamos que a grave instabilidade emocional indicada pelas falas e ações do Sr. Trump, o torna incapaz de nos servir saudavelmente como presidente”, completa.

Veja também

 

O texto enviado ao jornal americano não é único. Pela web é possível encontrar abaixo-assinados online pedindo o afastamento de Trump justamente por um suposto transtorno mental. Um deles, hospedado no site Change.org, conta com quase 25 mil assinaturas – estas, porém (diferentemente da carta) não têm nenhuma autenticidade comprovada.

Diagnosticar o presidente sem ele nunca ter entrado em seu consultório, entretanto, está longe de ser uma prática unânime entre os profissionais – na verdade, existe até um impedimento para isso: é a chamada Regra de Goldwater. A medida, da Associação Americana de Psiquiatria, afirma que é “antiético para um psiquiatra oferecer sua opinião profissional [sobre a saúde mental de uma figura pública], a não ser que este tenha examinado a pessoa, e conseguido uma autorização para tal declaração”. A regra ganhou esse apelido em 1964 após um artigo publicado na revista Fact afirmar que o então candidato à presidência, Barry Goldwater, não teria sanidade para assumir a cadeira do poder executivo americano. Goldwater perdeu a eleição, mas ganhou US$ 74 mil ao processar a publicação.

Trump ainda não comentou as críticas à sua saúde mental, mas se um dia o fizer, é capaz que ele discuta sobre isso no seu Twitter – o que pode não dizer muito sobre seu estado psicológico, mas diz um tanto sobre seu jeito de governar.

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Cleber Caetano

    Ah tá, conte-me outra esquerdistas, aceitem a derrota. Essa super é uma revista muito tendenciosa, como podemos fazer analise de uma pessoa pelo disse me disse, faça-me uma garapa de giló revista fuleira

    Curtir

  2. Henrique Bueno

    Até você Super!? Não tinha outra matéria realmente interessante e está engajada na corrente das mídias fake news? Até que achava suas matérias informativas, mas depois dessa, você perdeu sua credibilidade! Um abraço aos comunistas desesperados.

    Curtir

  3. Jonatas Oliveira

    Excelente matéria super. Mostrando fatos com os dois lados dá história como o bom jornalismo deve ser. Pena que não consegue agradar esquerdista e direitista imbecis. Mas a mim. Achei aateria dá hora 😊

    Curtir

  4. Sophia Alberto Hoelz

    transtorno mental tem esses psiquiatras q n enxergam o seu proprio ridiculo

    Curtir

  5. Andre Michalzechen

    Os radicais (tanto de esquerda quanto de direita) são todos uns DESEQUILIBRADOS mentais…

    Curtir