GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

6 coisas que acontecerão antes que a Sagrada Família fique pronta

Um dos maiores templos do mundo, a construção começou há mais de cem anos – e deve ficar pronta só em 2030. Muita coisa vai acontecer antes

Como será o mundo em 2030? Para muitos, o futuro reserva inovações e projetos tecnológicos que, hoje, parecem saídos d’Os Jetsons (ou de Black Mirror, para os mais pessimistas). Mas existe um evento marcado para as próximas décadas cujo projeto data de mais de um século atrás: a finalização do Templo Expiatório da Sagrada Família, a obra-prima do arquiteto Antoni Gaudí.

Um dos principais pontos turísticos de Barcelona, a basílica teve sua construção iniciada em 1882, quando carros não existiam e Dom Pedro II ainda era imperador do Brasil. Gaudí assumiu o projeto no ano seguinte e dedicou a ele o resto de sua vida. Há quem diga que, quando perguntado sobre a demora para completar a igreja, Gaudí respondia: “Meu cliente não está com pressa”.

A obra é uma das mais famosas de Gaudí – conhecido também por construções como a Casa Milà e o Parque Güell – e um dos principais exemplos do modernismo catalão. Na exposição Gaudí: Barcelona, 1900, apresentada por Bradesco no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, é possível encontrar uma maquete de 3 metros de altura da Sagrada Família que dá uma noção de sua magnitude.

A basílica ganhou o nome de Sagrada Família porque é composta por 18 torres, que representam 12 apóstolos, quatro evangelistas, Virgem Maria e Jesus Cristo. Hoje, a obra está em sua última fase de construção. A previsão é que a estrutura principal, que inclui as torres e três grandes fachadas, fique pronta em 2026.

Porém, todos os detalhes decorativos ficarão prontos apenas em 2030 ou 2032, segundo os atuais responsáveis pela obra. Isso significa que, na melhor das hipóteses, vamos ter demorado 148 anos para construir a basílica. Para quem está esperando há 135 anos, não parece tanto assim. Mas, até lá, muita coisa terá mudado. Veja abaixo alguns exemplos:

1) Vamos chegar a Marte

O plano da Nasa é enviar uma missão tripulada ao planeta vermelho em 2030. Ou seja: entre a primeira escavada e a colocação do último detalhe decorativo da Sagrada Família, é possível que a humanidade tenha chegado ao espaço e ido para outro mundo.

2) Seremos meio máquinas

Para o futurólogo Ray Kurzweil, humanos poderão se tornar seres híbridos, graças a nanobots de DNA que seriam capazes de conectar nosso cérebro à internet: “Vamos colocar gateways para a nuvem nos nossos cérebros”, afirma.

3) Vamos ficar mais velhos

Segundo o IBGE, em 2030 o Brasil será um país de terceira idade: o grupo de habitantes de 60 anos ou mais será maior que o número de crianças até 14 anos. No mundo, a expectativa de vida terá chegado aos 90 anos.

4) As megacidades mudarão de continente

Hoje, as megalópoles estão espalhadas pelo mundo, mas Ásia e África estão se urbanizando em ritmo muito acelerado. Até 2030, cidades como Daca, em Bangladesh, Karachi, no Paquistão, e Lagos, na Nigéria, vão ocupar os lugares de Nova York, Osaka e São Paulo na lista das dez maiores cidades do mundo.

5) As refeições serão 3D

A Foodini, impressora 3D criada pela empresa Natural Machines, já é usada por diversos chefs e restaurantes. De acordo com os criadores, a ideia é que, até 2030, ela se torne uma presença tão comum quanto o forno de micro-ondas nas cozinhas do mundo.

6) Pegaremos táxis voadores

Recentemente, o uso de drones autônomos para serviços de transporte individual foi permitido pelas autoridades de trânsito de Dubai. A ideia é que os táxis voadores e inteligentes já estejam trabalhando em julho. Até 2030, a cidade quer que um quarto de sua frota de transportes seja autônoma. Isso, sim, é o futuro dos Jetsons.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Robson La Luna Di Cola

    Enquanto Gaudi estava preocupado com a Beleza e o Sagrado, hoje vivemos em um mundinho burguês. Gente só preocupada com estas bugigangas tecnológicas. Outra coisa: para que gastar dinheiro para viajar até Marte? O que ganhamos com isso?

    Curtir