GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que significa cada imagem de Buda?

Elisa Souto

Buda Sakyamuni emaciado

Origem: Paquistão

Antes de virar Buda, o príncipe Siddhartha Gautama desfrutava de uma vida luxuosa. Saiu de seus palácios, pela primeira vez, aos 29 anos e teve 4 encontros que o levaram a renunciar a todo tipo de luxo durante 6 anos, a fim de buscar a resposta para o fim do sofrimento humano. Seu corpo reduzido a ossos representa o encontro com a dor e o sofrimento.

Guarda-sol

Origem: Índia

Em 528 a.C., Buda alcança a iluminação e recebe oferendas dos deuses, conhecidas como 8 símbolos da boa fortuna. Cada símbolo significa uma parte do corpo de Buda: o guarda-sol seria sua coroa. A sombra proporcionada pelo objeto traduz a proteção contra doenças, forças negativas e qualquer situação que leve ao sofrimento.

As pegadas de Buda

Origem: Índia

Em 232 a.C., a morte do rei indiano Asoka levou ao colapso do Império de Mauria (primeiro estado monárquico da Índia). O novo imperador, Pushyamitra Shunga, proibiu o budismo e o culto às imagens de Buda, que passou a ser indicado por símbolos. As pegadas se tornaram bastantes populares já que representam o caminho para alcançar a iluminação.

Buda Maitreya

Origem: China

Quando o budismo foi levado à China, durante a dinastia Sung (960 -1275), as imagens indianas foram adaptadas. O Buda Maitreya, que era magro, tornou-se a famosa imagem gorda e sorridente, símbolo da fortuna e prosperidade. Maitreya é aguardado como o próximo Buda, quando os ensinamentos do Buda Sakyamuni forem esquecidos.