GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Infográficos da SUPER faturam prêmios internacionais Malofiej

"Nascido para caçar" e "Da terra ao pó" levaram medalhas de prata e de bronze, respectivamente, na maior premiação mundial de infografia

Dois trabalhos da safra 2016 da SUPER receberam medalhas na 25ª edição do Malofiej, maior premiação da infografia mundial, organizada anualmente pela filial espanhola da Society for News Design (SND). Sediado na Universidade de Navarra, em Pamplona, Espanha, os prêmios são disputados por publicações do calibre de The New York Times, National Geographic e Corriere della Sera, entre outros.

Com essas novas conquistas, uma prata para o infográfico “Nascido para Matar” e um bronze para “Da terra ao pó”, a SUPER aumenta sua coleção de mais de 30 medalhas no Malofiej. A seguir, alguns detalhes sobre os infos premiados:

Nascido para caçar (medalha de prata no Malofiej 25)

O info faz parte da matéria de capa da última edição de 2016 (369). A reportagem de Guillherme Castellar, com edição de Alexandre Versignassi e Tiago Jokura, explica que, apesar de milênios de domesticação e de terem se tornado os pets favoritos do homem, os gatos ainda são caçadores selvagens que moram em nossos lares.

O design de Bruna Lora e Inara Negrão, e a ilustração de Lambuja, cumprem o papel de explicar visualmente como funcionam essas máquinas domésticas de caçar.

 

Da terra ao pó (medalha de bronze no Malofiej 25)

Inspirados pelo seriado Narcos, o time formado por Tarso Araújo (repórter), Éber Evangelista e Thales Molina (ilustradores), Bruna Lora (designer) e Tiago Jokura (editor), dissecaram o processo de fabricação da cocaína – a commodity ilegal mais importante do mundo.

A narrativa visual, publicada na edição de abril de 2016 (359), começa na colheita e no processamento de folhas de coca em florestas na Bolívia, na Colômbia e no Peru e termina em um laboratório improvisado para transformar a pasta base de cocaína em pó e pedra.