Sapo letal: É minúsculo. Mas seu veneno mata na hora - Superinteressante

Biologia

Sapo letal: É minúsculo. Mas seu veneno mata na hora

O sapo Phyllobates terribilis, que tem apenas 2,5 centímetros de comprimento, é um dos animais mais venenosos do mundo. Sua arma é uma gosma que reveste o corpo. Dois milionésimos de grama liquidam um homem de 70 quilos instantaneamente. Nem é preciso engolir o veneno. Basta que a substância viscosa encoste numa pequena ferida aberta. O especialista em sapos Mike Ryan, da Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos, explicou à SUPER que existem outras cinqüenta espécies da mesma família, a dos dendrobatídeos. Mas nenhuma é tão venenosa. Segundo o biólogo Adão Cardoso, da Universidade de Campinas (Unicamp), Estado de São Paulo, os dendrobatídeos saltam entre folhas mortas e galhos em decomposição, nas florestas de Cauca, região oeste da Colômbia. Os índios da área usam o veneno dos anfíbios para preparar a ponta das flechas para a caça.

publicidade

anuncie

Super 345 - Falta de sol e a polêmica da vitamina D Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 345
abril/2015

Falta de sol e a polêmica da vitamina D
Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças.

- sumário da edição 345
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Mundo Animal

publicidade

anuncie