Perguntas Superintrigantes

Medicamentos

por Constantin Dimopoulos Filho

Ingerir antibióticos e bebidas alcoólicas é prejudicial à saúde?


Depende da quantidade de bebida alcoólica ingerida. O álcool, quando bebido em grande quantidade, acelera a ação das enzimas oxidativas do fígado, responsáveis pela metabolização do antibiótico, fazendo com que ele seja excretado mais rapidamente e permaneça no organismo por tempo inferior necessário. Segundo o farmacêutico bioquímico Andrejus Korolkovas, da Universidade de São Paulo, essa diminuição do tempo em que o antibiótico age sobre o organismo pode fazer com que as colônias de bactérias que ele visava combater se multipliquem, prejudicando a eficiência do tratamento. Se ingerido socialmente, em pequena quantidade, o álcool não afeta a ação do antibiótico.

 

 

 

 

 

 

publicidade

anuncie

Super 335 - O perigo do glúten Ele está em tudo que você gosta, age sobre o seu cérebro e pode ser a causa da epidemia global de obesidade. Afinal, glúten faz mal mesmo? Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 335
julho/2014

O perigo do glúten
Ele está em tudo que você gosta, age sobre o seu cérebro e pode ser a causa da epidemia global de obesidade. Afinal, glúten faz mal mesmo?

- sumário da edição 335
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Saúde

publicidade

anuncie