Perguntas Superintrigantes

Medicamentos

por Constantin Dimopoulos Filho

Ingerir antibióticos e bebidas alcoólicas é prejudicial à saúde?

Depende da quantidade de bebida alcoólica ingerida. O álcool, quando bebido em grande quantidade, acelera a ação das enzimas oxidativas do fígado, responsáveis pela metabolização do antibiótico, fazendo com que ele seja excretado mais rapidamente e permaneça no organismo por tempo inferior necessário. Segundo o farmacêutico bioquímico Andrejus Korolkovas, da Universidade de São Paulo, essa diminuição do tempo em que o antibiótico age sobre o organismo pode fazer com que as colônias de bactérias que ele visava combater se multipliquem, prejudicando a eficiência do tratamento. Se ingerido socialmente, em pequena quantidade, o álcool não afeta a ação do antibiótico.

Super 340-b - Universo - o cosmos segundo a SUPER As melhores reportagens dos 27 anos da SUPER sobre o espaço, o tempo e os limites da ciência - agora revistas e atualizadas. Uma viagem do infinito ao infinitesimal. Como você nunca viu. Assine a Super Compre a Super