GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Impressora 3D faz uma casa em 24 horas – por menos de US$ 10 mil

O segredo é um braço robótico que distribui automaticamente o concreto; segundo seus criadores, casa vai durar mais de 50 anos

É uma casa pequena: apenas 38 m2. Mas tem sala, quarto, cozinha, banheiro, tudo o que uma pessoa precisaria para viver. E foi construída, por uma impressora 3D, em apenas 24 horas. A máquina foi desenvolvida pela empresa americana Apis Cor, e tem um braço robótico que vai depositando camadas de concreto para formar as paredes da casa – tudo automático, sem pedreiro nem tijolos. Veja no vídeo abaixo:

A instalação de janelas, portas, teto, tubulação elétrica e hidráulica tem que ser feita à mão. Mas, como a impressora já deixa os espaços e os encaixes certos para isso, essa segunda etapa não encarece muito o custo final: a Apis Cor diz que a casa saiu por apenas US$ 10 mil. Ela foi erguida na região metropolitana de Moscou – e, segundo seus construtores, vai durar mais de 50 anos.

A empresa pretende usar sua tecnologia para competir no mercado de construção, e diz que ela também teria utilidade em caso de desastres naturais – pois poderia ser usada para refazer, rapidamente e com pouco custo, áreas que tiverem sido devastadas por algum terremoto ou tsunami, por exemplo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s