A sua caixa de entrada vive abarrotada? É possível fazer com que as mensagens não se acumulem – veja como.
É difícil voltar a se concentrar depois de ser interrompido por uma mensagem. Por isso, entre nas configurações do seu e-mail (ou do celular) e desative notificações sonoras ou visuais.
Ninguém merece receber um e-mail a cada notificação do Facebook ou do Twitter. Vá nas configurações das suas redes sociais e cancele o recebimento desse tipo de mensagem.
Mensagens de lojas, newsletters e outras correntes também podem aparecer na sua caixa. Se não quiser recebê-la, procure a opção de "cancelar inscrição" (ou "cancelar assinatura"). Geralmente, ela aparece do lado do remetente.
Separe cada mensagem recebida em pastas diferentes. Dá para usar a divisão das plataformas de e-mail ("Social", "Promoções", etc.), criar as próprias pastas ("Trabalho", "Faculdade"), ou mesclar as duas formas de organização.
Aprenda a colocar marcadores nos seus e-mails, que funcionam como etiquetas para o assunto/pasta correspondente. Dá para configurar marcadores automáticos de acordo com o remetente: as mensagens do chefe, por exemplo, já podem ir direto para a pasta "Urgente".
A barra de pesquisa do Gmail também serve para digitar comandos. Ao escrever "older_than:3y", por exemplo, os e-mails com mais de três anos aparecem. Daí, é só apagar as mensagens que correspondem
a essa pesquisa.
Se um e-mail levar até cinco minutos para ser respondido, faça isso o quanto antes. Se exigir mais, coloque-o numa lista de afazeres e se organize para responder. Botões e marcações de prioridade, que você pode colocar nas mensagens, também ajudam.
Grave uma mensagem automática avisando sobre o período de folga. Mas mais do que isso: no texto, indique contatos alternativos e em quais situações procurá-los. Isso pode poupar uma caixa cheia de pepinos para resolver na volta.
super.abril.com.br
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