Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Ciência

O Universo – e tudo o mais.

Mães morcego passeiam com seus bebês de cabeça para baixo até eles atingirem dez semanas de vida. O comportamento parece ser algo essencial para a independência do mamífero.
Espécies costeiras estão vivendo nesse habitat plástico, conhecido como Grande Porção de Lixo do Pacífico – o que ameaça ecossistemas marinhos e terrestres.
Há 1,5 bilhões de anos, a Terra era coberta por pequenos continentes, que depois se juntariam para formar Pangeia. Conheça o processo geológico por trás das principais atrações do país
Pesquisadores usam bactérias em impressora 3D para imprimir estruturas vivas

Pesquisadores usam bactérias para criar estruturas vivas em impressora 3D

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 1 dez 2021, 15h34 - Publicado em 1 dez 2021, 15h33
O primeiro material feito inteiramente de E. coli poderia, no futuro, ser usado para construir objetos que se regeneram
Pesquisadores analisaram a floresta tropical da Costa Rica por 21 anos e perceberam possível declínio de produtividade – que pode significar menos absorção de CO2 pelas árvores.
Separações são uma realidade no mundo animal, geralmente desencadeadas por problemas de reprodução. Mas condições adversas do meio ambiente também podem levar à quebra do vínculo.
Nasa investiga a possibilidade de colocar um reator nuclear na lua 1
Ciência

Nasa investiga a possibilidade de colocar um reator nuclear na lua

Por Carolina Fioratti Atualizado em 3 dez 2021, 18h09 - Publicado em 24 nov 2021, 15h45
A agência espacial está recebendo projetos de empresas interessadas em desenvolver um protótipo – mas a construção dele não deve ocorrer tão cedo.
Nova especie de cobra do Himalaia foi descoberta graças a um post no instagram
Ciência

Espécie de cobra é descoberta no Himalaia graças a post no Instagram

Por Luisa Costa Atualizado em 23 nov 2021, 19h15 - Publicado em 23 nov 2021, 19h12
Uma simples foto feita por um estudante nos arredores de sua casa despertou a curiosidade dos cientistas. Entenda.
Ossos recém encontrados ajudaram a reconstituir parte da coluna de um indivíduo da espécie – sugerindo que ele andava como os humanos, mas subia em árvores como os macacos.
De acordo com dados divulgados pelo Inpe, mais de 13 mil km² da floresta foram derrubados entre 2020 e 2021 – a maior área perdida desde 2006.
O Parque da Guarita, na cidade de Torres, se formou na época em que América do Sul e África estavam conectadas no continente Gondwana. Resquícios do derrame de lava também existem no lado africano.
Primeira missão de defesa planetária da NASA irá empurrar um asteroide
Ciência

Missão de defesa planetária da NASA irá mudar rota de um asteroide

Por Carolina Fioratti Atualizado em 19 nov 2021, 18h31 - Publicado em 19 nov 2021, 15h13
Sonda será lançada na próxima quarta-feira (24) e deverá colidir com objeto espacial daqui um ano. O asteroide não é uma ameaça para a Terra, mas os dados gerados pelo experimento devem ajudar em situações de emergência no futuro
Todo boto nasce cinza, a sociedade o corrompe. Sério mesmo.
museu-dino_site

Paleontólogos encontram primeiro dinossauro sem dentes da América do Sul

Por Carolina Fioratti Atualizado em 18 nov 2021, 16h31 - Publicado em 18 nov 2021, 16h28
Conheça "Bertha", um terópode que viveu entre 70 e 80 milhões de anos atrás cujos fósseis foram achados em Cruzeiro do Oeste, no Paraná.
Os testes com armas anti-satélite geraram detritos espaciais, e fizeram com que os astronautas se abrigassem em cápsulas de proteção
O calor radioativo das luas Titânia e Oberon pode ser suficiente para manter oceanos líquidos profundos. Eles poderão ser detectados por missões futuras aos arredores do planeta.
Paciente nasceu sem o bulbo olfatório, a área do cérebro que processa odores. Mas algo curioso aconteceu.
No Brasil, o fenômeno será visível a olho nu, mas a observação pode sofrer interferência devido à aproximação da Lua Cheia.
Os EUA derrubaram 23 bombas no Atol de Bikini, destruindo todas as formas de vida no local instantaneamente. Hoje, o lugar segue condenado por isótopos radiativos.