Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Ciência

O Universo – e tudo o mais.

Encontrada na Cordilheira do Atlas, em Marrocos, essa costela de anquilossauro tem 168 milhões de anos e possui espinhos de queratina fundidos ao osso, uma característica inédita no registro fóssil.
Estudo feito nos EUA classificou os animais de acordo com quatro características: audácia, agressividade, nível de atividade e sociabilidade.
Homens não são de Marte, mulheres não são de Vênus: com humor ácido e bibliografia sólida, Cordelia Fine desafia um século de machismo na biologia das diferenças entre os sexos.
O novo observatório, que ficará localizado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, deve ajudar os astrônomos a compreender a formação das primeiras estrelas e galáxias do universo.
Tratamento pode reduzir sintomas do Transtorno do Espectro do Autismo em crianças. Estudos futuros poderão indicar se o tratamento atrasa o diagnóstico ou impede o desenvolvimento do transtorno.
Sonata de Mozart acalma o cérebro de pessoas com epilepsia — pesquisadores explicam o por quê
Ciência

Mozart acalma o cérebro de pessoas com epilepsia, mostra estudo. Veja por quê

Por Carolina Fioratti Atualizado em 21 set 2021, 21h29 - Publicado em 21 set 2021, 15h32
Durante estudos, pesquisadores notaram que a alternância entre as melodias da música “Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K. 448)” diminui a atividade epileptiforme - impulsos elétricos associados às crises epiléticas
vulcão nas canárias
Ciência

Vulcão nas Ilhas Canárias: a erupção pode causar um tsunami no Brasil?

Por Luisa Costa Atualizado em 20 set 2021, 19h55 - Publicado em 20 set 2021, 19h54
A erupção na ilha de La Palma começou no domingo (19) e deve se estender por semanas. Mas pode ficar tranquilo: as chances do evento ressoar por aqui são baixíssimas. Entenda.
A #MulherCientista desta semana também participou da elaboração de uma teoria bem aceita sobre a expansão do Universo, e hoje busca a origem de raios cósmicos de alta energia.
O fóssil do dinossauro foi encontrado no Ceará, mas saiu irregularmente do Brasil, está guardado na Europa e é estudado por europeus. Paleontólogos pedem nas redes sociais a repatriação do material; os alemães resistem.
Os decibéis são negativos – e dá para ouvir o ruído dos próprios pulmões.
SI_431_antartica_thumb
Ciência

Quando a Antártida era verde: conheça o passado do continente gelado

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 19 set 2021, 00h38 - Publicado em 17 set 2021, 09h55
Durante a maior parte de sua história, a Antártida abrigou florestas e contou com uma biodiversidade pulsante. Entenda por que o pedaço de terra mais inóspito do planeta é essencial para estudar a evolução da vida na Terra (e possivelmente fora dela).
Aumentando. Mas é tão devagarinho que nem dá para perceber – a não ser que você acelere a fita 5 bilhões de anos para frente.
Mitos são histórias. Religiões são algo maior, que se constrói em torno dessas histórias.
Sem esses pequenos buracos, a situação no forno pode ficar... gasosa.
O fóssil, escavado em 2006, só foi descrito recentemente por pesquisadores. O Kairuku waewaeroa chegava a medir 1,4 metros de altura.
SI_431_novas_peixesmetanfetamina
Ciência

Peixes também podem se viciar em metanfetamina

Por Bruno Garattoni Atualizado em 16 set 2021, 14h00 - Publicado em 16 set 2021, 13h59
Depois de ser usada por humanos, substância vai parar em rios - onde continua agindo
Ele é produzido a partir do metano - e é aí que está o problema.
Alteração genética também foi testada no arroz, no qual provocou o mesmo -e curioso- efeito