Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Ciência

O Universo – e tudo o mais.

Desenv. de sensores feitos de bactérias que acendem na presença de explosivos
Ciência

Bactérias brilhantes podem ajudar a detectar minas terrestres escondidas

Por Luisa Costa Atualizado em 21 jun 2021, 20h36 - Publicado em 21 jun 2021, 20h23
Pesquisadores de Israel desenvolveram uma versão geneticamente modificada da bactéria E. coli. O microrganismo brilha em contato com o DNT, uma substância presente nas minas terrestres.
A #MulherCientista desta semana desenvolveu um dispositivo que identifica Salmonella em 20 minutos – o método tradicional pode levar até 48 horas.
O TOI-1231 b, recém-descoberto por cientistas, está a 90 anos-luz de nós e possui 15,4 vezes a massa da Terra.
Os paraceratérios tinham jeitão de anta, pescoço comprido e peso superior ao dos elefantes. A nova espécie pode ser a campeã de tamanho dentre as seis conhecidas.
Não. Não dá para sonhar com um tipo de luz que seu cérebro nunca processou – vide o fato de que nenhum humano vê ultravioleta em seus sonhos.
Uma queda no brilho parecia indicar que o ombro da constelação de Órion estava prestes a morrer em um fenômeno violento chamado supernova. Mas há uma nova explicação, bem mais prosaica: ela expeliu uma nuvem.
17-06_china-foguete_SITE
Ciência

China envia primeiros astronautas para a construção de sua nova estação espacial

Por Carolina Fioratti Atualizado em 17 jun 2021, 17h30 - Publicado em 17 jun 2021, 17h06
Eles ficarão em órbita durante três meses para instalar e testar equipamentos. Base de pesquisa deve ficar pronta em 2022.
Netflix e companhia já eram uma ameaça real ao futuro das salas de exibição, mesmo com blockbusters bem-sucedidos. Então veio a covid-19. E agora? O hábito de ir ao cinema pode estar com os dias contados?
No século 19, o coronavírus OC43 pode ter causado uma pandemia global. Ele segue entre nós, mas numa versão branda. Será esse o futuro do Sars-Cov-2?
Novo tratamento interrompe a progressão da doença de Alzheimer em cérebros de macacos
Ciência

Terapia pode interromper progressão do Alzheimer em cérebros de macacos

Por Luisa Costa Atualizado em 18 jun 2021, 16h17 - Publicado em 17 jun 2021, 13h06
Macacos idosos que receberam tratamento com oligodesoxinucleotídeos CpG, medicamentos da classe de reguladores imunológicos, apresentaram até 59% menos acúmulo da proteína beta-amiloide, que leva a doença neurodegenerativa.
Essa notícia se espalhou pela internet - mas o estudo em que ela se baseia possui uma falha crucial. Entenda.
Novo método reproduz o fenômeno da epigenética, que é bem conhecido da ciência, e já foi testado com sucesso em células humanas
16-06_neve-rosa_SITE
Ciência

O que explica a neve rosa nos Alpes Franceses?

Por Maria Clara Rossini 16 jun 2021, 17h59
A neve avermelhada marca o início do verão em algumas regiões glaciais. Mas a intensificação do fenômeno pode ser um marcador de mudanças climáticas.
16-06_lagostim_SITE
Ciência

Antidepressivo afeta o comportamento de lagostins

Por Carolina Fioratti 16 jun 2021, 15h43
Animais foram expostos ao remédio numa experiência - e, sob o efeito dele, ficaram mais ousados e com menos medo de predadores.
SI_428_Novas-Carbono_zero_site
Ciência

Coluna Carbono Zero: “Tudo errado, mas tudo bem”

Por Salvador Nogueira Atualizado em 17 jun 2021, 09h21 - Publicado em 16 jun 2021, 13h24
Em 1977, um cientista da Exxon alertou os diretores da petroleira americana sobre a iminência do aquecimento global. A reação da companhia? Criar o negacionismo.
Estatal francesa Framatome diz que há acúmulo e liberação de gás radioativo em reator de Taishan, a 130 km de Hong Hong; empresa enviou carta pedindo ajuda ao governo dos EUA; China nega risco
80 gramas. E vale lembrar: só 1,2% disso de fato são genes operacionais.
Com um instrumento chamado altímetro, que gera o dado a partir da pressão atmosférica.
A Terra possui cinco oceanos, afirma a National Geographic

National Geographic Society reconhece um novo oceano: o Antártico

Por Carolina Fioratti Atualizado em 15 jun 2021, 15h35 - Publicado em 15 jun 2021, 15h28
Ele é o primeiro a circundar um continente inteiro, e corresponde às águas em torno da Antártica – que costumavam ser consideradas meras extensões dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico.
Entrevista inédita | Cientistas criam método para transformar CO2 em plástico