GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Vai viajar? Saiba como não perder dinheiro na hora do câmbio

Tem uma dúvida financeira comum em época de férias, mas que muita gente responde errado. A seguinte: “Vou viajar para a pqp. Compro dólar ou a moeda do país direto?”

A resposta comum é “Compra a moeda do país direto, se não você vai acabar pagando comissão pra casa de câmbio duas vezes – uma aqui na hora de comprar dólar, outra lá fora, quando for trocar pela moeda do país”.

Mas não.

As casas de câmbio cobram ágio de uns 7% sobre o dólar comercial. Com euro, mesma coisa. Mas no caso de moedas de baixa demanda o ágio chega a 30%.

Se você vi para um país que não usa dólar nem euro, então, você tem que ver primeiro o ágio que tão cobrando sobre o valor comercial da moeda (o valor comercial é o que aparece na sua tela quando você faz a conversão pelo Google). Se estiverem cobrando coisa de 30% a mais que isso na casa de câmbio, é obvio que vale mais a pena comprar dólar a 7% aqui e depois pagar outro ágio no país de destino pra obter a moeda deles. Aí, mesmo que você acabe indo numa casa de câmbio mau caráter lá fora, dificilmente vai pagar mais de 10% de ágio. Somando tudo não vai dar 20%. Nem a pau. Bom, para calcular o ágio, você liga pra casa de cambio e pergunta quanto tá a moeda que você quer comprar. Depois você pega no Google o valor oficial de conversão da sua moeda, e aí calcula qual é o acréscimo percentual entre o oficial e o da casa de câmbio. Pra economizar tempo, é só usar sites tipo o percentage increase calculator.

Então é isso. Trocar a grana duas vezes, pagando duas comissões, pode sair mais barato do que pagar uma comissão só.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Marcos Almeida

    Se tinha uma materia ridicula pra ler amtes do fim do ano…foi essa…parabesn, que feio heim pessoal, poderiam ter falado dos sites e aplicativos que facilitam a vida das pessoas a encontrar a melhor cotação de câmbio.

    Curtir