Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Alexandre Versignassi

Por Alexandre Versignassi Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do diretor de redação da SUPER e autor do livro "Crash - Uma Breve História da Economia", finalista do Prêmio Jabuti.

E o Oscar foi para “Splash – Uma Sereia em Minha Vida”

"A Forma da Água" é tão afogado em clichês que se mostra pouco discernível do filminho água com açúcar de 1984. Este vídeo prova.

Por Alexandre Versignassi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 set 2024, 15h40 - Publicado em 6 mar 2018, 12h55

Bastante gente que gosta de cinema defende as inconsistências de A Forma da Água dizendo que o filme de Guillermo del Toro é tudo uma fábula – como era o (consistente) “Labirinto do Fauno”, que o mesmo Del Toro escreveu e dirigiu em 2006.

Não acho. Existe uma fossa abissal, aliás, entre produzir uma fábula e amontoar clichês.

Pense em Stranger Things. A série da Netflix também é uma fábula. E também homenageia a cultura de massa de outra época – Stranger celebra os anos 80 dos Goonies, do Atari e da Guerra Fria; A Forma da Água, os anos 50 de Roger Corman, das radionovelas e da Guerra Fria. Mas a semelhança para por aí, porque Stranger Things não tem clichê.

Bom, até tem. Mas o que o série faz é brincar com os clichês. Isso mais um roteiro cuidadoso torna Stranger Things uma obra que surpreende e emociona, que faz um adulto acompanhar uma fábula com olhos de criança.

A Forma da Água não. O filme é emocionante como um comercial de banco e traz tantas surpresas quanto um capítulo de novela das seis. E não brinca com clichês. É só feito de clichês, do primeiro ao último frame.

Continua após a publicidade

Melhor do que dizer que um filme é cheio de clichês, enfim, é mostrar os clichês. E o vídeo aqui embaixo, montado pelo pessoal do Screen Junkies, faz isso magistralmente, ao mostrar as semelhanças entre o vencedor do Oscar e Splash – Uma Sereia em Minha Vida, um filme de 1984 que jamais teve a pretensão de ser algo mais do que uma Sessão da Tarde. “Prepare a pipoca”:

 

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.