O porco-do-mar (ou Scotoplanes globosa) é uma espécie de pepino-do-mar que vive em profundidades absurdas (alguns já foram vistos a 6.000 metros da superfície). O comportamento desses bichos ainda não é muito conhecido por causa das dificuldades de se estudar o que se passa em tais profundidades, mas o que sabemos já é o suficiente pra achá-los bem estranhos:
– Eles se locomovem inflando e desinflando essas perninhas com água.
– Ali na direita da foto, no meio daqueles tentáculos estranhos, é a boca.
– Alimentam-se de qualquer coisinha nutritiva que cair no solo marinho.
– Um estudo americano mostrou que o que eles comem é diretamente influenciado pelo que acontece na superfície dos oceanos. Ou seja, o que acontece lá em cima tem impacto na vida de seres 6 km abaixo!
– Às vezes são vistos em grupos de centenas caminhando na mesma direção. Não se sabe se isso é um comportamento social ou apenas uma coincidência, devido a uma maior concentração de nutrientes em algum lugar específico.
– Eles habitam águas do mundo todo! Oceano Pacífico, Atlântico, Índico e até o Antártico (onde podem ficar em áreas mais rasas devido a baixa temperatura).
Veja esse vídeo dez vezes acelerado dos porquinhos andando a 2.324 metros de profundidade (preste atenção na boca, é hipnotizante!):
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=FzFxjmr5mW8?feature=oembed&w=500&h=281%5D
p.s.: Japoneses fabricam porcos-do-mar de brinquedo! (:
Fontes: Animal Oddities, Animals in the news e The Echino Blog.