Gmail não vai mais xeretar as suas mensagens
Mudança altera o ponto mais polêmico do serviço de email do Google - mas não significa que os usuários deixarão de ser monitorados. Entenda:
O Google acaba de anunciar que o Gmail não irá mais escanear as mensagens dos usuários para exibir propagandas relacionadas a elas. A mudança, que segundo o Google entrará em vigor até o final do ano, é uma mudança de paradigma no Gmail – desde sua criação, em 2004, o serviço foi criticado por ler os e-mails das pessoas para identificar seus temas e exibir anúncios. Isso não impediu a difusão do Gmail, que atualmente tem 1,2 bilhão de usuários, segundo o Google.
A empresa não divulgou o motivo da mudança, limitando-se a dizer que o Gmail for Business (um serviço pago, para empresas) já não lia as mensagens, e que agora o Gmail gratuito também será assim.
O Gmail continuará a mostrar anúncios – mas eles serão definidos de acordo com outras informações coletadas pelo Google, como as pesquisas que você faz no buscador, os vídeos que vê no Youtube e os sites que acessa com o navegador Chrome. Em suma: a alteração no Gmail é positiva, mas está longe de significar o fim do monitoramento na internet.