Clique e assine a partir de 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

A cada 7 anos você troca metade dos seus amigos

Por Carol Castro - Atualizado em 21 dez 2016, 10h08 - Publicado em 23 ago 2012, 19h07

Amigos para seeempre lalaia-laialaiala… para sempre mesmo? Ou só até os próximos sete anos. Pense em 2005 e recorde quem eram seus melhores amigos. Quantos ainda permanecem do seu lado até hoje? Se você for como a maioria, talvez metade deles tenha se afastado, dado lugar a novos amigos.

Um grupo de sociólogos da Universidade de Utrecht, da Holanda, conduziu uma pesquisa com pouco mais de mil participantes, entre 18 e 65 anos, para saber como era o círculo social de cada um. Sete anos depois, 604 pessoas foram entrevistadas novamente. Eles responderam perguntas como: como quem você ainda conversa sobre problemas pessoais? Quem te ajuda a consertar algumas coisas na sua casa? Quem você ainda faz questão de encontrar? Onde você conheceu essas pessoas? E onde você as encontra agora?

No total, as pessoas mantiveram a mesma média de amigos, mas muitos deles eram recentes. Só 30% dos colegas ainda mantinham a mesma opinião sobre alguns assuntos sete anos depois. E apenas 48% deles ainda faziam parte do círculo de amizades.

Triste, né? Mas é um pouco compreensível, afinal, as fases mudam (colégio/faculdade/trabalho/família), e cada um segue um rumo diferente. Já pensou se a gente for imaginar quantos amigos ainda continuam do nosso lado depois de 14, 15 anos? Quantos você consegue contar? Eu só consigo me lembrar de dois.

Crédito da foto: flickr.com/experimentofthenature

Leia também:
Namorar te faz perder dois bons amigos
Existe amizade pura entre homem e mulher? A maior parte deles acha que não
Falar dos outros é a melhor maneira de fazer amizades

Continua após a publicidade
Publicidade