Clique e assine a partir de 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Abelhas são viciadas em café

Por Carol Castro - Atualizado em 1 fev 2017, 19h04 - Publicado em 16 out 2015, 17h54

bee1

Quantas vezes você não precisou expulsar as abelhas que rodeavam seu precioso café? Bem, você não o único fã da bebida, amigo. Esses insetos são tão viciados em cafeína quanto você.

Foram uns cientistas da Universidade de Sussex, no Reino Unido, que descobriram essa paixão das abelhas por café. Eles colocaram dois copos próximos a duas colmeias – um era uma xícara de café, enquanto a outra apenas água com açúcar. As abelhas procuravam muito mais o líquido preto cheio de cafeína.

Mais do que isso: elas compartilhavam com os colegas o caminho para a fonte de prazer quando retornavam à colmeia. Chegando lá, faziam a dança das abelhas, que funciona como forma de comunicação entre elas, e passavam as direções até o café. Até faziam o mesmo ritual após beberem a água com açúcar, mas era bem menos comum. No caso do café, as chances de rolar uma dancinha pós-bebedeira eram quatro vezes maiores.

O único problema é que, segundo a pesquisa, o excesso de cafeína no néctar prejudica a produção de mel. Isso porque, ainda que seja nutritiva, a cafeína não é a melhor fonte de alimento para os insetos.

(Via Express)

Leia também:
Café te ajuda a ver o lado bom da vida

7 efeitos curiosos do café no organismo

Café pode proteger o cérebro

Continua após a publicidade
Publicidade