Clique e assine a partir de 5,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Cor do copo muda o sabor da bebida

Por Carol Castro - Atualizado em 21 dez 2016, 10h07 - Publicado em 8 jan 2013, 15h58

Chocolate quente fica mais gostoso quando servido numa xícara laranja ou creme. E jamais deve ser colocado em xícaras brancas – o sabor perde boa parte da graça. Café fica mais forte em xícaras marrons e mais fraco em recipientes vermelhos. Parece bobeira? Mas não é. Anota aí que o papo é sério – suas papilas gustativas mudam de acordo com as cores dos copos e pratos.

A conclusão é de um estudo da Universidade de Valencia e Universidade de Oxford. Pesquisadores serviram chocolate quente para 57 voluntários. Todas as xícaras eram brancas por dentro, mas a cor externa variava (branco, creme, vermelho e laranja). Embora o conteúdo fosse exatamente o mesmo, quem bebia nas xícaras laranja e creme achava a bebida mais gostosa do que os outros.

Alguns chegaram até a dizer que aquele chocolate quente era mais doce e aromático.

Com o café aconteceu a mesma coisa, só que com cores diferentes. Os participantes provaram a bebida em 4 xícaras diferentes: marrom, amarela, vermelha e azul. Na xícara marrom o café parecia mais forte e saboroso – na vermelha o efeito era exatamente o contrário. Nas xícaras azuis e amarelas a bebida parecia mais suave.

Funciona até com comida. Num outro dia, os voluntários provaram mousse de morango e suco de limão. O doce parecia mais doce em pratos brancos e a bebida mais refrescante em copos azuis.

Loucura, gente. Dá até pra fazer o teste em casa. Alguém se habilita a contar o resultado?

 

Crédito da foto: flickr.com/h_is_for_home

Continua após a publicidade
Publicidade