Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Pare de culpar o trabalho: índios gastam tantas calorias quanto você

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 10h07 - Publicado em 12 set 2012, 21h00

Não adianta mais reclamar do trabalho, dizer que passa o dia em frente ao computador, não tem tempo para mais nada, e que, por causa disso, ganhou uns quilinhos nos últimos anos. Segundo pesquisa de universidades norte-americanas, uma tribo indígena do tipo caçadora-coletora gasta tanta energia quanto nós, funcionários de escritório. Logo, o problema é a comida. Comemos mais e pior do que eles.

Para chegar a essa conclusão, os antropólogos acompanharam a rotina da tribo Hadza, da Tanzânia. Eles mediram as distâncias percorridas por dia (com a ajuda de um GPS) e, após o fim do “expediente”, calcularam os gastos de calorias.  Depois foi só comparar o resultado com a média diária de consumo de calorias entre americanos adultos, disponíveis em outros estudos. E aí, perceberam que nós, sedentários modernos, gastamos tanta energia quanto o pessoal que ainda precisa correr atrás da própria comida.

Apesar de fazermos menos exercícios físicos, nossos órgãos precisam de mais energia para trabalhar. Pelo menos é o que especulam os pesquisadores.

Pois é, tá na hora de repensar a dieta e dar um tempo nas pizzas e doces.

Crédito da foto: flickr.com/27968130@N02

Leia também:
Quer emagrecer? Coma doces no café da manhã
Você está acima do peso? Culpe o despertador
Ex-gordinhas fazem mais sucesso com os homens

Continua após a publicidade
Publicidade