Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Combo Por Combo Notícias e curiosidades do mundo dos videogames

Herói de guerra dá consultoria para produtora de games

Por Lucas Massao Atualizado em 4 jul 2018, 20h34 - Publicado em 4 set 2014, 20h26

IMG_9279.0.0_cinema_1280.0

Stepan Anastovich Mikoyan, um senhor russo de 91 anos, resolveu mudar radicalmente de carreira. Na sua juventude, Stepan foi um habilidoso aviador que lutou na batalha de Stalingrado, um dos conflitos mais sangrentos da Segunda Guerra Mundial.

Mesmo aposentado, a paixão pela aviação nunca deixou de existir e foi aí que o russo entendeu que tanto amor poderia render algo. Foi aí que nasceu o projeto de virar consultor para a 1C Game Studio, uma produtora de games com sede em Moscou e responsável pelo jogo de simulação de voo IL-2 Sturmovik: Battle of Stalingrad.

O trabalho na produtora começou quando o herói de guerra “deu um pulinho” para oferecer algumas opiniões de quem viveu na pele as emoções e tensões do conflito. Segundo o desenvolvedor da empresa Anatoly Subbotin, algumas coisas agradaram e muito o veterano e outras, nem tanto. “Ele ficou muito impressionado com a fidelidade dos aviões, incluindo os detalhes nos painéis e que, se tivesse essa tecnologia em 1942, poderia praticar muito, pois é quase igual à realidade. A única coisa que Stepan estranhou foi a vista em terceira pessoa por sempre ter visto as batalhas em primeira pessoa”.

Além da ajuda do piloto reformado, o game contou com uma “mãozinha” dos mapas e documentos recém-abertos pela Russian Historical Military Society, organização responsável por conservar a história militar do país. Umas das principais fontes de inspiração para recriar a arquitetura e o terreno de Stalingrado durante o período foram as milhares de fotos tiradas por aviões de espionagem nazistas.

Com Polygon

Continua após a publicidade
Publicidade