Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

7 livros sobre (news)games que você deve ler

Por Fred Di Giacomo
Atualizado em 21 dez 2016, 10h16 - Publicado em 24 Maio 2011, 09h37

Estou organizando uma pequena bibliografia para quem, como eu, sempre gostou de games, mas agora está interessado nas teorias de “como e por que fazê-los”. Claro que existem poucos livros específicos sobre os newsgames, mas conversando com amigos, como @rkenski e @dtrocoli, preparei essa listinha para os interessados em game design, roteiros de games, produções multimídia e, assunto principal desse blog, jogos jornalísticos. Espero que seja últil pra vocês, como está sendo pra mim. Por enquanto, já risquei do meu checklist o “Newsgames: Journalism at Play” e “Hamlet no Holodeck”. Clicando na capinha de cada obra, você tem mais informações e/ou links para comprá-las:

1)”Persuasive Games: The Expressive Power of Videogames”, Ian Bogost

2 linhas sobre: Livro do pioneiro dos newsgames Ian Bogost, analisa o poder persuassivo dos jogos, com destaque para três áreas: educação, publicidade e política.

2) “Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço”,  Janet H. Murray

2 linhas sobre: Publicado em 1997, já se tornou um clássico dos estudos sobre linguagem eletrônica e narrativa interativa. Alguns exemplos são ultrapassados, mas os conceitos básicos são fundamentais.

3)”Newsgames: Journalism At Play”, Ian Bogost

Continua após a publicidade

2 linhas sobre: Raro livro a abordar especificamente newsgames, a obra de Bogost propõe uma classifcação recheada de exemplos de jogos jornalísticos, inclusive com casos históricos de jogos no jornalismo impresso.

4)”A Theory of Fun for Game Design”, Raph Koster

2 linhas sobre: Alternando texto e ilustração, Raph Koster virou referência no mundo do game design, numa reflexão – que serve pra prática – sobre o poder de engajamento e entretenimento dos games.

Continua após a publicidade

5)”Cultura da Convergência”, Henry Jenkins.

2 linhas sobre: Estuda as novas mídias e como esses meios convergem. Referência não só para games, mas para dois termos hype que publicitários e teóricos adoram: “transmedia” e “storytelling

6) “Rules of Play: Game Design Fundamentals”, Katie Salen e Eric Zimmerman

2 linhas sobre: Uma tentativa de sistematizar a arte de produção de games, referência para quem quer se aventurar na criação e produção de jogos.

7) “Reality Broken: Why Games Make Us and How They Can Change the World” “, Jane McGonigal

Continua após a publicidade

2 linhas sobre: O subtítulo do livro já entrega tudo; segundo McGonigal, jogar até 3 horas por dia pode tornar as pessoas melhores e os conceitos aprendidos nos games podem ajudar a mudar o mundo real.

-Conheça o jogo “Find the Future”, criado por Jane McGonigal e jogado na Biblioteca de Nova York

-6 links legais sobre newsgames

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.