GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A primeira metade do tanque de combustível “gasta” mais devagar?

Por que, quando enchemos o tanque do carro, a primeira metade demora mais para ser consumida? É fato ou o aparelho de medição marca errado?
Junior Santos, Campinas, SP

Vou encher seu tanque de conhecimento, Junior (aliás, esse é seu primeiro nome mesmo?)

A primeira metade rende mais mesmo, pode espalhar aí na fila do posto de gasolina para puxar assunto e ajudar a passar o tempo. E isso acontece por dois motivos:

O primeiro é que, entre o nível máximo que o medidor detecta e a parada automática da bomba de combustível, podem entrar no sistema até 2 litros extra – sem contar com aquele chorinho que o frentista oferece para encher até a tampa. Isso dá uns quilômetros a mais de rodagem para a primeira metade.

Veja também

O segundo motivo é que, quanto mais vazio o tanque, maior é o volume de combustível perdido por evaporação. Ou seja, um tanque pela metade sempre tende mais a ser “meio vazio” do que “meio cheio”.

 

Fonte: Carlos Yamamoto, do Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos.

Post anterior: Por que a primeira hora no globo é marcada no Oriente?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Andre Lima TENNIS

    Sério? Então a ignorância do só colocar $20 no tanque e rodar até quase acabar duplicou. Agora há mais motivos pra manter sempre mais de meio tanque sempre, pelo menos…

    Curtir

  2. Suderlanio Sousa

    Uma vez, li um artigo que informa o seguinte: quando vc ouve o “click” da bomba, seu reservatório já está cheio. Qualquer combustível que for colocado a mais (o tal de encher até a tampa) não servirá pra nada, pois irá para o canister, que é um filtro que fica em paralelo ao tanque e que coleta os gases do mesmo e os utiliza na combustão. O canister funciona com um filtro que, se for molhado pelo combustível, tira sua funcionalidade. Resumindo: ouviu o click da bomba, tá cheio. Não coloque mais nada. Estará desperdiçando combustível, dinheiro e inutilizando um importante acessório do veículo, muito caro, por sinal.

    Curtir