GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como conseguir cobrar o escanteio e correr para cabecear?

Sonhei que tinha mandado um e-mail para aquela seção de dúvidas dos leitores da Revista Superinteressante enviando a seguinte pergunta: “É possível cobrar escanteio e ir até a área cabecear? A que altura eu deveria chutar a bola para que fosse possível chegar a tempo de cabeceá-la?
Alexandre Inagaki

Inagaki, seu sonho se tornou realidade graças à grande interação humana na ~rede mundial de computadores~, atividade também conhecida como vadiagem no face. (e a seção/blog chama-se Oráculo, oquei?)

Essa é uma missão quase impossível. Ela seria, inclusive, ilegal, já que a regra, nem sempre clara, diz que o jogador que executou a cobrança não pode tocar na bola uma segunda vez sem que outro jogador tenha tocado nela antes. Mas sejamos hipotéticos, que é bem mais legal do que ficar especulando sobre regra de futebol em mesa redonda. O professor Francisco Eduardo Gontijo Guimarães, do Instituto de Física da USP de São Carlos, traça três possibilidades em que isso seria possível.

1 – O jogador seria um campeão olímpico dos 100 m, um Usain Bolt que corre numa velocidade recorde de 10m/s, o equivalente a 36 km/h. Ele precisaria chutar a bola a uma altura de 17 m (um prédio de cinco andares).

2 – Ele seria um jogador hipotético que corre bastante, mas não é um Bolt (nem o Supercão nem o fanfarrão). Ele atinge uma velocidade intermediária de 8m/s, ou 27km/h, bem próximo à média dos jogadores de futebol. A altura da bola precisaria chegar a 22 m.

3 – Por fim, ele seria um maratonista, correndo a uma velocidade média de 6 m/s, ou aproximadamente 21 km/h. E a bola deveria atingir os 29 m de altura.

Mas pra fazer essa façanha não basta o jogador ter força e sebo nas canelas. “O ângulo do chute na bola deve ser em torno de 60º para cima, praticamente impossível numa cobrança de escanteio”, explica o professor. Nos três casos, levando-se em consideração a velocidade e tempo de corrida específicos para cada um, Bolt teria que chutar num ângulo de 65º, o jogador num ângulo de 70º e o maratonista num ângulo de 74º.

Isso tudo considerando um campo de futebol dentro das medidas oficiais: comprimento mínimo de 90 m e máximo de 120 m, e largura de no mínimo 45 m e máximo de 90 m. A distância média entre a bandeira de escanteio e o meio da área é aproximadamente 35 m.

Velocidade Altura que deveria chutar a bola Ângulo da bola
Bolt 10m/s (36km/h) 17m 65º
Jogador 8m/s (28,8km/h) 22m 70º
Maratonista 6m/s (21km/h) 29m 74º

Há relatos de que o jogador José Maria Cervi, conhecido como Russo, realizou o feito há 65 anos, quando jogava pelo XV de Piracicaba. “Isso só foi possível por ele ter contado com a ajuda de ventos fortes no dia do jogo e pelo efeito na bola, de acordo com declarações do próprio jogador”, explica Guimarães.

escanteio

 (a legenda em amarelo é para você xingar)

Muito difícil para Bolt e possível com um bocado de sorte para Russo. Mas uma moleza só para Didi Mocó:

Cena de Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986), que teve a participação do trapalhão Pelé.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s