GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como funciona o carbono 14?

Oh, Grande Mestre Oráculo! Por favor me ajude! Como é feita a datação através do carbono 12? Somente o senhor pode acabar com esta minha dúvida. Após obter a sua resposta, poderei morrer em paz.
Jussiê Athaide Silveira, Porto Alegre, RS

Querida, cheguei.

Jussiê, sua dúvida jurássica será respondida, mas jure para nós que ficará em paz, em vida e em juízo.

Na verdade, a datação é feita através do carbono 14, ou C14. Os cientistas conseguem medir a presença do C14 nos animais e plantas depois de mortos porque essa substância tem uma característica essencial para tal função. Ela diminui ao longo do tempo.  A arqueóloga Claudia Inês Parellada, doutora pela USP, conta mais: “Durante a vida, os animais e vegetais absorvem o carbono 14, que está presente na atmosfera. Depois da morte,  a quantidade de C14 cai pela metade a cada 5 730 anos”.

Com base no comportamento do C14, é feito um cálculo. “Por meio da comparação entre o C14 encontrado em um determinado material e o C14 atmosférico, é  possível obter uma idade aproximada da amostra. Os físicos estabeleceram uma fórmula da diminuição anual de radioatividade”, completa o historiador Pedro Paulo Funari, da Unicamp.

Assim, a datação por carbono 14 é especialmente importante em materiais que tenham até 40 mil anos porque a partir daí a quantidade de C14 é muito pequena e os resultados, imprecisos.

Ou seja, sem piadinhas de mau gosto envolvendo Niemeyer, Hebe e afins. Respeitem nossos ícones velhos, boa noite e vai, Zanetti!

(crédito da imagem: oskay)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s