GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Dá para sobreviver a uma bomba atômica na geladeira, como Indiana Jones?

Não. Nem Indiana Jones, que jamais deveria ter feito o quarto filme, poderia sobreviver a um ataque nuclear dentro de uma geladeira – ou em qualquer outro eletrodoméstico.

Uma bomba atômica mata de três jeitos: radiação, calor e onda de choque, que é o deslocamento de ar sob pressão. As duas últimas, por si só, tornariam a geladeira inútil.

David Shechner, bioquímico que escreve para o site Overthinking It, que faz análises científicas sobre temas da cultura popular, fez uma estimativa das forças que a que a geladeira seria submetida ao ser lançada pelos ares. Segundo o bioquímico, Indiana teria sofrido uma força de 2.605.760 Newtons, o equivalente a cerca de 3.253 pessoas sentadas simultaneamente sobre ele.

Mas a radiação é a cereja no bolo.

“Uma bomba atômica emite vários tipos de radiação. Para a alfa, uma simples folha de papel protege. Para a gama e para os nêutrons, é preciso chumbo e concreto. Um raio X utilizado em hospitais, por exemplo, é isolado por chumbo”, diz a engenheira eletricista Ruth Soares Alves, presidente da Aben.

O isolamento com lã de vidro que o refrigerador tem não é suficiente para deixar alguém imune. “Os eletrodomésticos não têm chumbo e concreto, que são os melhores materiais para isolar a radiação”, diz Ruth. O micro-ondas, por exemplo, tem uma parede de isolamento, porque ele mesmo emite radiação, Mas, como você pode imaginar, a propagação de energia de uma bomba é infinitamente maior.

Há quem argumente que o refrigerador em que Jones se escondeu, mais antigo, era revestido de chumbo. mas não chumbo suficiente: são necessárias dezenas de centímetros para bloquear radiação gama sensivelmente. 

Pergunta de Danilo Coelho, Campina Grande, PB

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Flamel Acácio

    O filme frisa que a geladeira, que é antiga, é revestida de chumbo. E o estagiário me faz o favor de dizer que a geladeira não usa chumbo em sua fabricação. O correto seria dizer que nossas geladeiras atuais não usam chumbo, diferentemente da utilizada por Indy no filme.

    Curtir