GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Existia homofobia na Grécia Antiga?

Anna Yu | iStock
Anna Yu | iStock


Existia homofobia na Grécia Antiga?
Giuliano Velozo, São Luís, MA

Mais ou menos. Em Atenas, o sexo entre homens era algo comum. Eles podiam ser casados e se envolver com mulheres – e nenhum dos dois comportamentos dava classificações exatas a alguém como “hétero” e “homossexual”.

Isso não quer dizer que a sociedade ateniense era livre de tabus sexuais ou preconceitos. “Havia no contexto do sexo homossexual (e também no do heterossexual, é bom que se diga) certas condutas que poderiam prejudicar o status do cidadão, como exercer o papel de passivo na relação – algo não bem aceito para homens livres -, ou ainda se prostituir”, diz Renato Pinto, pesquisador da USP.

Não existia, portanto, necessariamente, a ideia de que dois homens transando eram igualmente respeitáveis. E comportamentos considerados submissos pegavam mal, independente do sexo do parceiro que você escolhia.

Ou seja: não, comportamentos homossexuais não eram condenados “moralmente”. Mas a Grécia Antiga estava longe de ser uma sociedade totalmente desencanada e liberal.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s