GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Onde acaba o umbigo?

Para onde vai o umbigo?  Ele sai na barriga, mas de onde ele vem de dentro da barriga? Onde começa e onde termina?
Rean Fernandes, de algum lugar do Ceará

Rean, o seu umbigão não possui uma ligação interna com nossos órgãos. Do lado de dentro, há somente tecido fibroso, sem nenhuma utilidade.

O umbigo não passa de uma cicatriz formada alguns dias após o nascimento. Durante a gestação, é no umbigo que começa o cordão umbilical, estrutura que vai até a placenta e liga o feto à mãe. O cordão é formado por duas artérias, que levam o sangue venoso do feto até a mãe, e uma veia, que transporta o sangue rico em oxigênio e nutrientes até o coração do bebê.

Ernani Miura, neonatologista e professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, explica que, após o nascimento, o cordão umbilical perde a utilidade e é cortado. Assim, o corpo inicia um trabalho natural de cicatrização. “Esse processo forma o umbigo”, diz. Segundo Miura, a pele cobre o tecido da veia e das artérias do cordão umbilical, que regridem e somem completamente após o nascimento, não deixando resquícios do lado de “dentro” do umbigo.

Do lado de fora, porém, o que sobra é aquele buraco (ou bolota…) que, se não for lavado direito, tranforma-se no terceiro pé nesse complexo e sofisticado buquê que o ser humano exala diariamente.

*  # %  &

E vamos às melhores perguntas da semana:

Eu vou ser chamada este ano para trabalhar na prefeitura de BH?
Leilane de Brito

Se você se candidatou, há 50% chances, confirma @oclebermachado.

$

Aquele que tudo sabe, afinal, o que teria acontecido ao mundo da magia se Harry Potter não tivesse sobrevivido àquela noite?
Mariana Rocha Teramoto, São Bernardo do Campo, SP

J. K. Rowling não seria uma das mulheres mais ricas da galáxia, ninguém ia querer estudar em uma escola num castelo e a Warner teria que reprisar outros filmes no fim de semana.


(crédito da imagem: papaiFelps)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s