Clique e assine a partir de 5,90/mês
Oráculo Por Blog Pode perguntar que a redação da SUPER responde: oraculo@abril.com.br

Onde acaba o umbigo?

Por Oráculo - Atualizado em 8 jul 2019, 17h21 - Publicado em 25 Maio 2012, 14h48

O seu umbigo não possui uma ligação interna com nenhum dos seus órgãos. Do lado de dentro, há somente tecido fibroso, sem nenhuma utilidade.

O umbigo não passa de uma cicatriz formada alguns dias após o nascimento. Durante a gestação, é no umbigo que começa o cordão umbilical, estrutura que vai até a placenta e liga o feto à mãe. O cordão é formado por duas artérias, que levam o sangue venoso do feto até a mãe, e uma veia, que transporta o sangue rico em oxigênio e nutrientes até o coração do bebê.

Ernani Miura, neonatologista e professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, explica que, após o nascimento, o cordão umbilical perde a utilidade e é cortado. Assim, o corpo inicia um trabalho natural de cicatrização. “Esse processo forma o umbigo”, diz. Segundo Miura, a pele cobre o tecido da veia e das artérias do cordão umbilical, que regridem e somem completamente após o nascimento, não deixando resquícios do lado de “dentro” do umbigo.

Do lado de fora, porém, o que sobra é aquele buraco (ou bolota…) que, se não for lavado direito, bem… Melhor não comentar.

Pergunta de Rean Fernandes, cidade não identificada.

Continua após a publicidade
Publicidade